Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO INTEGRADA

Audiência Pública do Governo do Amapá reforça ações de combate à praga da mandioca em assentamentos de Tartarugalzinho

Mobilização abordou iniciativas de enfrentamento da doença para moradores das comunidades Bom Jesus dos Fernandes e Itaubal. Ao todo seis municípios são afetados pela praga. 

Por Cristiane Mareco
14/04/2025 12h09
Moradores da comunidade Itaubal e do Bom Jesus dos Fernandes participaram de palestra em Tartarugalzinho

O Governo do Amapá segue mobilizado no enfrentamento à praga da mandioca, que tem afetado diretamente agricultores familiares dos municípios do estado. Uma audiência pública, promovida em conjunto com a Prefeitura de Tartarugalzinho, reuniu dezenas de produtores, lideranças locais e representantes de órgãos estaduais para debater estratégias conjuntas no combate à doença, popularmente conhecida como "bruxa da mandioca".

O encontro foi realizado no assentamento Bom Jesus dos Fernandes e na comunidade Itaubal. As orientações destacadas nas palestras incluíram a escolha de mudas sadias, o isolamento de áreas contaminadas, o correto descarte de plantas infectadas e o monitoramento constante das lavouras.

Durante a audiência, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Jorge Rafael, destacou a importância do trabalho de campo realizado pelos extensionistas rurais que ensinam aos produtores técnicas de assepsia dos utensílios, máquinas e roupas usadas no campo.

Diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael, explicando sobre linhas de crédito

“Nossos técnicos estão diariamente nas áreas, acompanhando de perto cada agricultor no manejo correto e nas práticas seguras que ajudam a evitar a propagação da doença. O Governo do Amapá está comprometido em apoiar o agricultor neste momento difícil, oferecendo suporte técnico e alternativas”, enfatizou Rafael.

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Diagro) também tem desempenhado papel essencial nesse enfrentamento. O diretor-presidente do órgão, Álvaro Cavalcante, explicou os detalhes sobre o ciclo da “bruxa da mandioca” ressaltando a importância das barreiras sanitárias para impedir que a doença avance para outros municípios.

“A informação é nossa principal ferramenta. O agricultor que tem conhecimento de como a doença se propaga para nos levar a praga para outros municípios. Por isso a importância de estarmos levando esse conhecimento a todas as áreas afetadas", pontuou Cavalcante.

Ação integrada do Governo do Amapá busca esclarecer medidas preventivas contra a doença para pequenos agricultores

O agricultor Perpétuo Carvalho, do assentamento Janary Nunes, que perdeu grande parte de sua plantação, compartilhou seu relato de superação durante o encontro. Para Carvalho, as ações preventivas compartilhadas permitem que seu trabalho seja mais seguro.

Agricultor Perpétuo Carvalho

“Com as orientações e ajuda técnica que recebi durante as palestras sobre como evitar a contaminação em outras áreas me deu esperança de recomeçar e seguir em frente, hoje consigo trabalhar com mais segurança, na esperança de dias melhores”, contou o agricultor, emocionado.

A gestora da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Beatriz Barros, reforçou em sua fala a importância da união entre Governo do Amapá e as comunidades para vencer esse desafio, destacando que as ações não param apenas no atendimento emergencial, mas também incluem o planejamento de políticas públicas que garantam mais segurança ao produtor rural.

O prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, acompanhado da deputada estadual Liliane Abreu, também participou da ação e destacou o papel da informação para o fortalecimento do campo. O gestor municipal reforçou que o Governo está comprometido em proteger as plantações de mandioca, um dos principais pilares da agricultura familiar, principalmente de Tartarugalzinho, e que o trabalho em equipe é o caminho para superar os desafios impostos pela praga. 

“A audiência é um momento para união. Quando levamos conhecimento aos nossos agricultores, estamos ajudando a salvar famílias e preservar a economia local. Essas palestras são um passo essencial para que todos saibam se proteger e agir rapidamente contra essa praga”, frisou o prefeito.

Encontro contou com a participação do prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, e a deputada estadual Liliane Abreu (ao centro)

Ao todo seis municípios foram afetados pela praga da mandioca: Amapá, Oiapoque, Calçoene, Pracuúba, Tartarugalzinho e Pedra Branca do Amapari. A doença teve seus primeiros focos detectados em 2023 em plantações da região de Oiapoque, comprometendo a produção de diversas famílias, incluindo a subsistência dos povos indígenas, afetando não apenas a segurança alimentar, mas também a renda de pequenos agricultores. 

Desde então, o Governo do Amapá, por meio de uma força-tarefa integrada pelo Rurap, Diagro, SDR e os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tem intensificado ações de campo com orientação técnica e conscientização para conter o avanço da doença.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!