Pacientes e profissionais da psiquiatria do Hospital de Clínicas Alberto Lima ganham dia de cuidados com a saúde mental
Iniciativa faz parte da ação 'Cuidando do Cuidador' promovida pela Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa) em parceria com a Escola Madre Tereza.

Para iniciar a semana com a energia renovada, os profissionais e pacientes da Clínica de Saúde Mental/Psiquiatria do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá, receberam nesta segunda-feira, 14, um merecido cuidado físico e emocional com massagem relaxante e ventosaterapia.
A iniciativa faz parte da ação "Cuidando do Cuidador" promovida pela Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa) em parceria com a Escola Madre Tereza. A programação reforçou a necessidade do autocuidado para quem trabalha no ambiente desafiador da saúde mental.
Ivanildo Junior, responsável técnico de enfermagem da Clínica de Saúde Mental/Psiquiatria do HCal, destacou a importância da ação para a equipe, incluindo os pacientes que também tiveram a oportunidade de participar.

"Nós sabemos que, para cuidar da saúde mental dos outros, precisamos estar bem com nossa própria mente e corpo. Por isso, convidamos profissionais das áreas de fisioterapia e massoterapia para proporcionar um dia de cuidados especiais aos nossos colaboradores e pacientes", pontuou Júnior.
Durante o evento, os colaboradores receberam atendimentos como massagem, quiropraxia, acupuntura e ventosa, visando aliviar tensões físicas e melhorar a disposição no trabalho.
"A intenção é garantir que nossos profissionais estejam bem fisicamente para que possam prestar um cuidado de qualidade aos pacientes com transtornos mentais", completou.

A ação teve a participação dos pacientes, embora nem todos se sintam à vontade com intervenções físicas. Contudo, aqueles que demonstraram interesse foram atendidos pelos profissionais.

Os colaboradores ficaram animados com o acolhimento da Sesa e os atendimentos oferecidos. Paulo Almeida, técnico de enfermagem, destacou a importância de eventos como esse para valorizar os servidores.
"Eu fiz dois atendimentos, quiropraxia e massagem. Foi muito bom, me senti mais relaxado e disposto. Isso é fundamental para o dia a dia, que muitas vezes se torna estressante", disse Almeida.
A iniciativa reflete a preocupação com o cuidado integral, levando em consideração as necessidades dos pacientes e dos colaboradores no ambiente da saúde mental. Rayanna Cordeiro, estagiária na unidade, aprovou a iniciativa.

"É muito importante ter esse tipo de atendimento. A gente acaba sobrecarregando o corpo com as demandas do trabalho, então ter essa manutenção é essencial. Eu estava com dores devido a distensões e agora me sinto bem melhor. A equipe foi muito atenciosa", relatou Rayanna, que também foi orientada a fazer quiropraxia para uma recuperação mais eficaz.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!