Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE É PRIORIDADE!

'Operei e dois dias depois já estava em casa. Isso é incrível', diz lutador de MMA após cirurgia ortopédica no HE de Macapá

Ricardo Dias Júnior, de 23 anos, teve o ligamento posterior do joelho reconstruído, um procedimento considerado complexo e pioneiro no estado.

Por Júnior Nery
24/04/2025 10h50
O jovem atleta Júnior se recupera em casa, ao lado do pai, Ricardo Dias, e conta com o cuidado da família

O jovem lutador de MMA, Ricardo Dias, de 23 anos, aos poucos se recupera de uma cirurgia ortopédica pioneira no Amapá. Ele teve o ligamento posterior do joelho reconstruído em um procedimento complexo realizado no dia 10 de abril, no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, que exigiu materiais específicos e adquiridos sob demanda pelo Governo do Estado, para casos como o dele.

O amapaense conta que sofreu a lesão durante um treinamento no Rio de Janeiro, quando se preparava para uma competição internacional, em outubro de 2024. Ricardo morava na cidade carioca desde os 18 anos, e buscava o sonho de se tornar lutador do UFC (Ultimate Fighting Championship), uma das principais competições de MMA do mundo.

Ricardo Júnior (de costas) treinava no Rio de Janeiro para realizar o sonho de se tornar lutador do UFC

A lesão, além de dolorosa, trouxe incertezas. Mas ao retornar para casa, em Macapá, Júnior encontrou não apenas o aconchego da família, mas também a chance de continuar sonhando. Ele foi atendido pelo ortopedista, Fellipe Brito, e também estreou uma nova sala do Centro Cirúrgico do HE.

Ricardo Júnior passou por cirurgia ortopédica pioneira no HE de Macapá

“Eu fiquei surpreso com a agilidade em todo o processo. Fiz os exames no HE e tudo foi providenciado. Operei no dia 10, e dois dias depois já estava em casa com minha família. Isso é incrível. Tive acesso ao acolhimento necessário, tudo isso graças a essa prioridade dada à saúde pelo governador Clécio Luís", destacou o lutador.

A cirurgia para a reconstrução do ligamento posterior do joelho é considerada pouco comum no estado e é resultado da reorganização do fluxo de atendimentos do HE, e da aquisição de equipamentos médico-hospitalares novos e modernos, bem como a ampliação da infraestrutura do hospital, planejamento e a qualificação dos profissionais.  

"Estamos colhendo os frutos de investimentos consistentes e planejados pela Secretaria de Saúde do Amapá [Sesa], que têm transformado a realidade da rede hospitalar no estado. Nosso atendimento está cada vez mais humanizado e eficiente", pontuou o diretor.

Ricardo Júnior recebeu alta médica após dois dias da cirurgia e agora recebe os cuidados da família em casa

Família, saúde e gratidão

A recuperação do jovem é acompanhada de perto por toda a família, que vê no episódio um marco de transformação não só para a vida de Ricardo Júnior, mas também para a saúde pública do estado.

O pai, Ricardo Dias, ex-lutador de boxe, usou as redes sociais para agradecer o cuidado com o filho. Emocionado, ele diz que pretende agradecer pessoalmente ao governador Clécio Luís. “Só quem é pai entende a angústia de ver o filho sofrer e não poder fazer nada. E o governador fez. Ele ajudou a gente. Eu sou grato de coração", desabafou.

O pai do jovem atleta agradeceu o cuidado com a cirurgia do filho no Hospital de Emergência de Macapá

Ele relembra que, anos atrás, também precisou operar no mesmo hospital e, na época, só conseguiu o procedimento graças à ajuda de um amigo. “Hoje, a gente vê que tudo isso mudou. É gratificante. Apesar das dificuldades que o SUS ainda enfrenta, vemos o cuidado acontecer. A saúde amapaense tá arrebentando!", afirmou o pai do atleta.

Enquanto se recupera, Ricardo Júnior segue focado nos estudos. Ele cursa faculdade à distância de Tecnologia em Energias Renováveis, mas, no futuro, diz querer seguir a carreira como advogado em paralelo à de lutador de MMA.

Um sonho que segue vivo

Ricardo Júnior se recupera da lesão e garante que vai voltar a lutar MMA

Ricardo Júnior aprendeu a lutar ainda criança, sob o olhar atento do pai e os primeiros ensinamentos do mestre Júnior Faial, já falecido. Desde então, o esporte se tornou uma paixão e propósito. Aos 11 anos, já sonhava alto e hoje, o atleta vive um dos momentos mais decisivos da carreira, porém, com a certeza de vencer esse desafio.

“Desde pequeno eu era brigão, e meus pais achavam que eu precisava de um mentor. A luta me salvou. Eu amo o MMA e ser um atleta do UFC é meu maior sonho. E é lá que vou chegar. Essa lesão não vai me parar. Eu estou me recuperando com resignação, e sei que vou voltar ainda mais forte”, diz confiante.

Mesmo diante da dor, Ricardo Junior segue firme. Sua história de vida é mais que a de um atleta, é a de um jovem que, com apoio da família, da comunidade e das políticas públicas, se recusa a desistir.

O atleta vive um dos momentos mais decisivos da carreira, porém, com a certeza de vencer esse desafio

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde