Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

'Amapá sem Fome': Governo do Amapá garante assistência alimentar para mais de 700 famílias, em Mazagão

Ao todo, foram entregues 530 kits de alimentos, 191 kits da Primeira Infância e 23 reservatórios de combustível.

Por Alice Palmerim
16/04/2025 10h57
Iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência Social (Seas), contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Mazagão

Dando continuidade as ações para a promoção da segurança alimentar em todo o estado, o Governo do Amapá realizou nesta terça-feira, 15, uma grande ação dos programas 'Acolher Amapá' e 'Amapá sem Fome' no Centro Múltiplo Uso, em Mazagão distante cerca de 28 km, na região metropolitana de Macapá. 

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência Social (Seas), contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Mazagão. Ao todo, foram entregues para mais de 700 famílias em vulnerabilidade social 530 kits de alimentos e 191 kits da Primeira Infância. Além de 23 reservatórios de combustível, com capacidade entre 1 mil e 4 mil litros, para 15 comunidades rurais atendidas pelo programa 'Luz para Viver Melhor'.

Reservatório de combustível vai atender as comunidades ribeirinhas do sul do estado com o projeto Luz para Viver Melhor
Secretária da Seas, Aline Gurgel fazendo a entrega para os moradores

“É com grande satisfação que estamos fazendo a entrega dos kits para as 11 entidades socioassistenciais contempladas no edital 2024, que atende diretamente famílias que tanto necessitam. O maior programa de segurança alimentar e nutricional do Governo do Estado veio para ficar e vai chegar a todos os municípios, porque nossa missão é zerar a fome no Amapá", destacou a secretária da Assistente Social, Aline Gurgel.  

A associação de mulheres ‘Rio Beija Flor’ foi uma das contempladas pelo edital. A dona de casa Roseli Santos Monteiro, de 42 anos, foi uma das beneficiadas e falou que enfrenta algumas dificuldades, pois apenas com o auxílio do benefício do filho autista, não é o suficiente para cobrir as despesas. Os kits ajudam as famílias por até 45 dias com alimentos como leite, arroz, feijão e café, além de itens exclusivos para a primeira infância.

“Essa ajuda do Governo veio em boa hora. Em casa eu e meu esposo temos que nos ‘virar’ para conseguir nos manter com o benefício do nosso filho e outros serviços que fazemos por fora. Sou muita grata por essa oportunidade”, agradeceu Roseli.

Dona de casa Roseli Santos Monteiro, de 42 anos

Na ocasião, foram entregues ainda 23 reservatórios de combustível para 15 comunidades rurais atendidas pelo programa 'Luz para Viver Melhor’. A iniciativa é fruto do convênio do Ministério da Defesa, com articulação de emenda do Senador Davi Alcolumbre, como explicou o prefeito de Mazagão, Chico Nó. 

Prefeito de Mazagão, Chico Nó

“Esse convênio dos reservatórios de combustível vai auxiliar bastante as comunidades ribeirinhas, porque muitas pessoas não têm onde armazenar seu combustível para poder ter a energia elétrica. E graças ao apoio do senador Davi, agora temos esse benefício de grande valia e apoio. Quero parabenizar o governador Clécio pelo Programa ‘Amapá Sem fome’ e agradecer a parceria com o município de Mazagão”, falou o prefeito.

O fiscal do contrato de Fornecimento de Reservatório para Combustível, Leandro Freitas, explicou que a distribuição do material será feita inicialmente pelas regiões do Mazagão ‘rodoviário’ e ‘ribeirinha’, seguida de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Arquipélago do Bailique, Oiapoque e áreas indígenas que ainda não são atendidas pela energia convencional. 

Leandro Freitas, fiscal do contrato de Fornecimento de Reservatório para Combustível

O fiscal disse, ainda, que a emenda do convênio tem a destinação para o armazenamento correto do produto e segurança para evitar o desgaste ambiental.   

“Os reservatórios serão entregues para todas as comunidades onde o programa ‘Luz para Viver Melhor’ fornece combustível para os geradores de energia. O representante da comunidade, eleito por assembleia e o suplente, ficam responsáveis pelo material ‘patrimoniado’ como bem público”, finalizou Farias.

Um kit mantém uma família por até 45 dias
Beneficiados pela Associação Rio Beija-Flor

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!