Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE DO HOMEM

Amapá registra 24 casos de câncer de pênis em 15 anos; oncologista do Governo do Amapá dá dicas de prevenção

Alguns pacientes foram tratados na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon); a higiene é um dos principais aliados contra a doença.

Por Lorena Lima
16/04/2025 15h30
O Amapá registrou 24 pacientes com câncer no pênis em 15 anos

O mês de abril é lembrado por várias campanhas voltadas à saúde e também marca a luta contra o câncer, entre eles, o de pênis. No Amapá, em 15 anos, foram registrados 24 casos, alguns deles foram tratados na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Para alertar os homens, o Governo do Estado traz um especialista com dicas para prevenir a doença.

Considerado um tipo de tumor raro, o câncer de pênis pode ser evitável com atitudes simples, como a higiene adequada na região íntima, vacinação contra o HPV e cirurgia de postectomia (remoção do prepúcio), como explica o oncologista da Unacon, John Luiz Maciel.

John Luiz Maciel, oncologista clínico da Unacon

"O homem tem que ter o hábito de, na hora do banho, fazer a exposição da glande para a correta higienização. Precisa pegar o prepúcio [pele que cobre o pênis] e expor a glande para lavar bem e reduzir o risco de infecções e inflamações crônicas que podem se agravar, pois moramos em um estado com temperatura elevada e alta umidade da região amazônica", ressaltou o médico.

O câncer nesta região é uma lesão que começa na pele que envolve a glande, que é a cabeça do pênis, e não cicatriza, só piora com o tempo. A incidência aumenta com a idade, atingindo homens entre 50 e 70 anos. "Os altos índices de doenças sexualmente transmissíveis como o  HPV, por exemplo, elevam a incidência de câncer de pênis”, completou Maciel.

A partir do momento que lesões e vermelhidão aparecem na genitália, é necessário se conscientizar de que isso não é normal, e buscar imediatamente uma avaliação, pois pode ser um caso simples ou um diagnóstico grave como o câncer. 

Unacon trata vários tipos de câncer e alerta para a prevenção

"Temos uma incidência de pessoas que são sequeladas em razão da busca tardia pelo tratamento ou mesmo encontram-se em tratamento paliativo pelo atraso no seu diagnóstico. Podemos evitar cirurgias mutilantes de amputação do pênis, pois somos capazes de curar muito mais. Mas quando falamos de câncer, isso sempre será uma questão de tempo", alertou o oncologista.

Conheça quatro ações que ajudam na prevenção do câncer de pênis:

  • Limpeza adequada do pênis com água e sabão puxando o prepúcio para higiene da glande. A urina embaixo da pele (prepúcio) é ácida e pode causar fibrose, inflamação. A limpeza deve ser realizada todos os dias e após as relações sexuais;
  • Tomar a vacina do HPV, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos e para mulheres e homens vivendo com HIV de 9 a 26 anos;
  • Realização da postectomia (retirada do prepúcio) quando essa pele que encobre a cabeça do pênis não permite a higienização correta;
  • Uso de preservativo para evitar contaminação por ISTs, como o HPV.

"O contato com o HPV, não necessariamente desenvolve o câncer. Você tem uma lesão pré-maligna que, com o passar do tempo, vai sofrer alterações até que se forme o câncer. Então, essa higienização correta é capaz de reduzir a exposição tanto ao HPV quanto a outros agentes infecciosos como bactérias e fungos que poderiam deixar a região mais suscetível a outras infecções com o passar do tempo", exemplificou o oncologista.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença acomete 1,3 a cada 100 mil habitantes no país. O câncer de pênis matou 4.502 pessoas de 2014 a 2023, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

Homens devem procurar o médico sempre que detectar lesões e vermelhidão na genitália

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde