Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESSOCIALIZAÇÃO

Desinternação progressiva: internos do Centro de Custódia de Macapá participam de momento terapêutico no Curiaú

Atividade ao ar livre contou com o apoio da Coordenação de Saúde Mental da Sesa e prepara para o retorno gradual deles à convivência social.

Por Karla Marques
16/04/2025 17h50
Programa de Desinternação Progressiva levou interno do Centro de Custódia para momento de cuidados com a saúde mental

Esta quarta-feira, 16, foi marcada por um momento de leveza, integração e conexão com a natureza para os internos do Centro de Custódia do Novo Horizonte, em Macapá. Uma atividade terapêutica realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Curiaú, proporcionou cuidados com a saúde mental, autonomia e resgate da convivência social do grupo.

A iniciativa faz parte do Programa de Desinternação Progressiva desenvolvido pelo anexo do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), que atua em parceria com a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O banho ao ar livre foi mais do que um simples passeio, foi uma preparação emocional para os que estão à caminho da liberdade.

Marlúcia Milhomem, coordenadora estadual de Saúde Mental da Sesa

"É um momento simbólico, um passo importante na reconstrução de laços com o mundo exterior. Trabalhar a socialização, o lazer e a interação com o ambiente são pilares fundamentais para promover autonomia e saúde mental", explica Marlúcia Milhomem, coordenadora estadual de Saúde Mental da (Sesa).

A psicóloga reforça que esse tipo de atividade também cumpre os princípios da Política Nacional de Humanização, ao reconhecer a importância do cuidado também para quem está privado de liberdade.

Programação contou com banho de rio e atividades interativas envolvendo corpo e mente

A ação contou com a presença de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Gentileza), incluindo educadores físicos que realizaram atividades leves e interativas, estimulando o corpo e a mente.

Segundo os organizadores, o impacto positivo da primeira edição do passeio motivou a repetição da experiência, que tem sido recebida com entusiasmo pelos participantes. Adriane Maria do Santos Cavalcante, chefe do Centro de Custódia, destacou o valor transformador do encontro para os internos. 

Adriane Maria do Santos Cavalcante, chefe do Centro de Custódia

"Eles precisam viver esses momentos. Muitos estão lá há 20 anos. Então nós precisamos realmente prepará-los para sair, para que eles vejam outras pessoas, para que eles consigam estabelecer novamente o convívio social. É por meio dessas vivências que conseguimos reconstruir vínculos e preparar cada um para reencontrar seu lugar na sociedade", ressaltou Adriane. 

A ação no Curiaú é mais uma etapa do caminho para a liberdade com dignidade, respeitando os direitos humanos e oferecendo aos internos a oportunidade de recomeçar.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde