Saiba o que abre e fecha durante os feriados da Sexta-feira da Paixão e Tiradentes
Instituições públicas e estabelecimentos privados vão funcionar em horários diferenciados, enquanto outros suspendem os atendimentos ao público.

Devido aos feriados nacionais da Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, em 18 de abril, e o Dia de Tiradentes, na segunda-feira, 21, alguns serviços e estabelecimentos públicos e privados no Amapá vão funcionar em horários diferenciados, enquanto outros suspendem os atendimentos ao público.
Com isso, o Governo do Estado divulga o que abre e fecha nestes dias e durante o final de semana, especialmente nos pontos turísticos e setores de atendimento ao cidadão. Serviços essenciais de saúde e segurança pública funcionarão normalmente em regime de plantão.
Confira o que abre e o que fecha:
Super Fácil e Procon
Nesta sexta-feira, 18, e na segunda-feira, 21, o Instituto de Defesa do Consumidor no Amapá (Procon-AP) e o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) não terão atendimento ao público. Os serviços retornam normalmente na próxima terça-feira, 22.
Museu Sacaca
O Museu Sacaca estará fechado na sexta-feira, 18, e na segunda-feira, 21, mas estará aberto para visitações no sábado, 19, e domingo, 20, das 8h30 às 17h30.
Museu Joaquim Caetano
O Museu Joaquim Caetano também estará fechado na sexta e volta a funcionar com atendimento ao público no sábado, 19, no horário de 9h às 13h. Já na segunda-feira, 21, o local funcionará de 9h às 13h.
Fortaleza de São José de Macapá
A maior fortificação da Amazônia, a Fortaleza de São José de Macapá estará fechada no feriado da sexta-feira santa, mas com funcionamento normal no sábado, 19, domingo, 20 e segunda-feira, 21, no horário de 8h às 17h.
Casa do Artesão
O espaço não abrirá nos feriados. Já no sábado, 19, abre normalmente de 8h às 19h e no domingo, 20, também funcionará das 11h até às 17h, sempre ofertando produtos feitos por artistas amapaenses como móveis, acessórios, objetos de decoração, lembranças do estado, bonecas, almofadas, canetas personalizadas, entre outros artigos.
Bancos
Não haverá atendimento nas agências bancárias na Sexta-feira Santa e no Dia de Tiradentes, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O mesmo vale para as compensações bancárias, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED).
As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking). O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, pode ser feito normalmente.
Lotéricas
As casas lotéricas estarão fechadas na Sexta-feira Santa e também na segunda-feira. No sábado, 19, o funcionamento será normal.
INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas nos feriados. Durante os dias e no fim de semana, os serviços online permanecem disponíveis pelo aplicativo e site do Meu INSS.
Centro Comercial na Sexta-feira Santa
Não funcionarão as seguintes atividades: Varejos de gêneros alimentícios, materiais de construção, elétrico e hidráulico; Atacado de gêneros alimentícios; Representantes comerciais; Lojistas; Varejista de móveis e eletrodomésticos; Varejista de calçados; Materiais de escritório e papelaria.
Hospedagem, alimentação e entretenimento: As atividades econômicas de bares, restaurantes e similares poderão funcionar em regime de 24 horas.
Não há restrição para o funcionamento das empresas do segmento de varejo de produtos farmacêuticos, pois não possuem horários específicos de funcionamento e se enquadram dentre as atividades de interesse público.
Shopping Centers: 12h às 22h - abrem somente as praças de alimentação e cinema, conforme programação.
Centro Comercial na segunda-feira, 21, feriado de Tiradentes
- 7h à 0h - Varejo de gêneros alimentícios em Macapá e Santana;
- 8h às 18h - Lojistas, varejo de calçados, móveis e eletrodomésticos, materiais de escritório e papelaria e representantes comerciais;
- 8h às 13h - Atacado de gêneros alimentícios em Macapá e Santana;
- 8h às 15h - Varejo de materiais de construção, elétrico e hidráulico.
Hospedagem, alimentação e entretenimento: As atividades econômicas de bares, restaurantes e similares poderão funcionar em regime de 24 horas.
Shopping Centers: 12h às 22h - Lojistas, varejo de calçados, móveis e eletrodomésticos e materiais de escritório e papelaria.
Fonte: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomercio/AP)
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!