Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Projeto de estudante da EJA da Escola Estadual Mário Quirino é publicado em revista científica nacional

Aluno da Educação de Jovens e Adultos, Valfredson Victor, de 29 anos, conseguiu diversos prêmios por projeto sobre uso de etanol anidro na gasolina e suas implicações ambientais.

Por Breno Pantoja
17/04/2025 09h53
O estudante apresentou o seu projeto e foi o ganhador da feceap em 2024, levando o valor de R$ 6.500,00

A rotina em uma oficina mecânica despertou a curiosidade de Valfredson Victor Nascimento, de 29 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Mário Quirino da Silva, sobre a qualidade da gasolina comercializada em Macapá. A dúvida se transformou em um projeto científico chamado “Uso de etanol anidro na gasolina e suas implicações ambientais: um estudo na Amazônia Oriental”, que rendeu prêmios. Agora, o trabalho do estudante foi publicado na revista científica nacional "Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego”, voltada à área ambiental.

LEIA O ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA AQUI

Valfredson Victor na Feceap

Com orientação do professor Charles Barros, que possui Licenciatura plena em Biologia, é Mestre em ciências Ambientais e Doutorando no PPG-Bionorte, Victor iniciou a pesquisa ainda em 2023, utilizando normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para investigar a qualidade dos combustíveis na capital amapaense. Ao todo, foram coletadas e analisadas 11 amostras de gasolina de diferentes postos de Macapá, ocorrida entre março e maio de 2024. Duas delas apresentaram teor de etanol anidro acima do permitido, caracterizando adulteração, o que estava gerando problemas significativos aos motoristas e usuários dos automóveis, além de problemas ambientais, o que revela a necessidade de fiscalização a esses estabelecimentos.

“Esse projeto começou com uma dúvida minha. Eu trabalhava numa oficina e via muitos carros chegando com o mesmo problema. O pessoal sempre dizia que era a gasolina de Macapá, que era batizada, não prestava. Aí, quando entrei na escola, descobri que o professor Charles era pesquisador e propus a ideia”, explicou o estudante.

O estudante Victor Nascimento de amarelo e o seu professor Charles Barros, em premiação do projeto na III Mostra Científica e Tecnológica da Amazônia

Antes de ser publicada, a pesquisa recebeu destaque em diversas feiras científicas. Na 3ª Mostra Científica e Tecnológica da Amazônia, o projeto conquistou o prêmio Matheus Valente do Couto com medalhas e credencial para uma feira em São Paulo, que será realizada entre os dias 22 e 27 de setembro. Já na Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap) de 2024, Victor venceu a categoria Química EJA, e conquistou o 1º lugar e o prêmio de R$ 6.500. O trabalho também garantiu uma credencial internacional para representar o Amapá em Valledupar, na Máster Collage 2025, na Colômbia.

“Foi tudo muito rápido. Eu nunca tinha participado de feira científica, e agora vou representar Macapá em outro país. Isso tudo é muito gratificante. Eu devo muito ao incentivo do meu professor e ter o artigo publicado em uma revista é muito gratificante”, comemorou Victor.

O professor Charles Barros destaca a importância da pesquisa para a sociedade e o papel transformador da ciência dentro da escola. Para o educador, o projeto também evidencia o potencial dos estudantes da EJA. 

“A partir da proposta do Victor, identificamos a metodologia mais adequada e utilizamos as normas da ANP como referência. É uma pesquisa que serve como alerta à população sobre os riscos do consumo de combustíveis adulterados, ver um aluno como ele, que tem TDAH e apresenta hiperfoco em carros, alcançar esse nível de reconhecimento é muito gratificante. Ele é um exemplo de como a educação pública pode transformar vidas”, finalizou o educador.

O estudante destacou o apoio da Escola Mário Quirino em suas atividades escolares, Victor compartilhou que precisou abandonar os estudos em 2023 para trabalhar, mesmo tendo boas notas, e acabou reprovando por faltas. Contudo, a diretora da escola, Gisele Braz, ao perceber seu potencial, entrou em contato e o incentivou a voltar para a sala de aula, dando suporte ao aluno. Desde então, ele se dedica mais e recebeu suporte constante das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que o acolheram e ofereceram espaços para estudar. Hoje, ele se sente motivado e afirma que seu foco é continuar estudando para superar as expectativas.

Capa da edição da revista "Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego", em que o artigo foi publicado
Conforme a portaria nº 75 do MAPA (2015), o percentual máximo de etanol anidro na gasolina comum é de 27%. Desta forma, podemos observar na tabela 02 que duas amostras estão com valores acima do preconizado pela legislação vigente, logo, apresentam não conformidade

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação