Governo do Estado realiza cerimônia de encerramento da primeira etapa do Intercâmbio de Estágio Amapá-Guiana Francesa
Durante três semanas, estudantes e professores guianenses realizaram trocas educacionais e culturais em solo amapaense.

O Governo do Amapá realizou nesta quinta-feira, 17, a cerimônia de encerramento da primeira etapa do Intercâmbio de Estágio Amapá-Guiana Francesa, o primeiro internacional da rede pública do estado. Durante três semanas, nove estudantes e dois professores da Escola Liceu Polivalente Balata, da cidade de Matoury (GF), participaram de diversas atividades de ensino e cultura junto ao Centro de Educação Profissional de Santana Profª. Maria Salomé Gomes Soares.
Segundo a diretora do Centro, Mary Costa, o estágio é resultado dos termos de cooperação assinados em 2023 e 2024 pelas duas instituições e financiado com recursos do programa Erasmus+ da Escola Liceu Balata, com o objetivo de oportunizar novas experiências e crescimento profissional e pessoal, e ainda fortalecer as relações entre os dois países no âmbito educacional.

“Estamos fechando esse ciclo de três semanas de estágio e imersão cultural no Amapá. Conseguimos executar um projeto muito ousado e pioneiro nessa parceria com o Governo do Amapá e o Balata. Foram momentos bem interessantes, de acolhida e vivência deles dentro da cultura do Norte. Paralelo a isso, teve toda a construção da parte de ensino, que foi o que eles vieram buscar, fazer essa troca, e tudo foi muito dinâmico”, afirmou Mary.

O intercâmbio é voltado para as áreas de arquitetura e edificações. Entre as atividades de educação profissional realizadas estiveram aulas teóricas e práticas, visitas técnicas, estágio em empresas de construção, entre outros. Para isso, estudantes da Guiana Francesa receberam um kit com bolsa ecobag, camisa, caneta, bloco de anotações, crachá, capacete e um notebook para ser usado durante o período.

“A experiência foi muito interessante e me tocou bastante. Tive a sensação de estar em casa, estar na Guiana e no Brasil é quase a mesma coisa. Foi muito bom e divertido aprender sobre as histórias de Macapá. Também aprendemos sobre locação, fundação de uma casa para que ela não caia, fabricação do produto açaí e outras coisas mais”, contou o intercambista Inarid Batista.
Durante o mês de maio acontece a segunda etapa do projeto, em que 10 estudantes e quatro professores amapaenses viajarão até a Guiana para novas trocas de conhecimentos. Também está em tratativa um novo estágio, desta vez para as áreas de gastronomia e hotelaria. Além disso, o Governo do Amapá e a Guiana Francesa assinaram um acordo de cooperação para facilitar ações educacionais entre os municípios que fazem fronteira entre o estado e o território ultramarino francês, Oiapoque e São Jorge (GF).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!