Governo do Amapá promove bem-estar e alegria com 'Luau de Páscoa' para pacientes da psiquiatria do Hcal
A programação contou com música ao vivo, uma animada caça aos ovos e diversas atividades lúdicas para as pessoas atendidas na Clínica de Saúde Mental.

A política estadual de valorização da saúde mental adotada pelo Governo do Amapá passa por momentos que proporcionam descontração e bem-estar, a exemplo do "Luau de Páscoa" promovido na noite de quarta-feira, 16, para os pacientes da psiquiatria do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá.
A programação contou com música ao vivo, comandada pelo cantor Alexandre Costa, brincadeiras, dança, comidas típicas, uma animada caça aos ovos de Páscoa e diversas atividades lúdicas. Atualmente, 11 pacientes estão internados na unidade, sendo seis deles moradores permanentes, sem vínculos familiares externos.
A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça o compromisso da gestão estadual e dos servidores da saúde mental com um cuidado mais humanizado, que vai além do tratamento clínico ao investir também na qualidade de vida dos usuários.

“É muito importante comemorarmos datas especiais como a Páscoa, porque essas celebrações fazem parte do cotidiano. Esses momentos ajudam a transformar o ambiente hospitalar, promovendo alegria, descontração e integração entre os pacientes e os profissionais da unidade", destacou Ivanildo Júnior, responsável técnico de enfermagem da Clínica de Saúde Mental/Psiquiatria do Hcal.
Assistência humanizada e inclusiva
Atualmente, a unidade conta com 14 leitos e é própria para estabilizar pacientes em surto psicótico, quando encaminhados pela rede de apoio especializada, que integra desde as Unidades Básicas de Saúde (UBS), passando por escolas e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps Gentileza), parceiro do evento.

“A equipe organizadora se preocupou em criar um ambiente seguro e inclusivo, atendendo às necessidades específicas de cada indivíduo. A sensibilidade e o cuidado demonstrados na organização do luau refletem a importância da humanização no atendimento em saúde mental”, destaca a diretora-presidente do Caps Gentileza, Zênia Gomes.
A secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesa, Cássia Klein, celebrou o momento com os servidores e pacientes e pontuou que essa é uma determinação da gestão estadual, de promover a humanização da rede hospitalar pública e a integração social das pessoas atendidas pela psiquiatria do Hcal é fundamental para o tratamento.

“O Luau de Páscoa se destaca como um exemplo de ação governamental que prioriza a saúde mental e a inclusão social. A iniciativa demonstra que é possível integrar momentos de lazer e entretenimento ao tratamento clínico, contribuindo para a recuperação e a reintegração social dos pacientes. A experiência positiva dos participantes reforça a necessidade de investimentos contínuos em políticas públicas que promovam a saúde mental e o bem-estar da população”, concluiu a secretária.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!