'O que vivi mostra que a saúde pública pode, sim, ser eficiente', diz paciente após cirurgia no Zera Fila do Governo do Amapá
Arinaldo Freitas, de 34 anos, sofreu um acidente e passou pela especialidade de ortopedia para corrigir fraturas no fêmur e no braço no Hcal.

O encanador Arinaldo Freitas, de 34 anos, passou por momentos difíceis em janeiro deste ano, quando sofreu um grave acidente de trânsito no município de Santana, no dia em que entregaria documentos para um novo emprego. Com fraturas no fêmur e no braço, o trabalhador precisava de cirurgias e ficou surpreso pela agilidade do programa Zera Fila, do Governo do Amapá.

"Todo mundo falava que cirurgia pelo SUS [Sistema Único de Saúde] demorava, que era coisa de três meses ou mais. Fiquei com medo de piorar, de ficar com sequela. Fiquei internado por 13 dias, fiz as duas cirurgias em um único procedimento e no dia seguinte, já estava de volta em casa, com minha esposa. Nem acreditei", relembra Arinaldo.
O paciente conta que recebeu o primeiro atendimento no Hospital Estadual de Santana, em seguida foi transferido para o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) onde foi atendido no Zera Fila, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública.
Desde o acidente, Arinaldo já retornou ao Hcal para três consultas de avaliação com o ortopedista. A assistência contínua tem sido fundamental na recuperação dele, que aos poucos está retornando à rotina, com a esperança de voltar ao mercado de trabalho em breve.
"É uma diferença enorme de anos atrás. A agilidade e o bom acolhimento são de tirar o chapéu. O governador Clécio está de parabéns. O que vivi mostra que a saúde pública pode, sim, ser eficiente", elogia Arinaldo, que hoje faz questão de compartilhar a experiência na rede pública de saúde do Estado com amigos e familiares.

Programa Zera Fila
O Zera Fila tem garantido mais eficiência e humanização nos serviços prestados à população. Desde a gestão compartilhada com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), já realizou 2.062 cirurgias de dezembro de 2024 até 8 de abril de 2025. A maior parte dos procedimentos são de cirurgia geral com 584 atendimentos, e ortopedia com 438 casos.
A prioridade nos atendimentos é dada aos pacientes que aguardam há mais tempo por um procedimento. Além disso, equipes multidisciplinares de saúde trabalham de forma intensificada e coordenada para localizar aqueles que, por algum motivo, não puderam comparecer na data originalmente agendada.
Os números expressivos do programa são resultado da reestruturação proposta pelo governador Clécio Luís, para a rede pública de saúde, área considerada pelo gestor prioridade imediata e inegociável. A Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa) vem trabalhando para restabelecer um tratamento mais digno para inúmeros pacientes que enfrentavam longos anos de espera pelas cirurgias na rede hospitalar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!