Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Com apoio do Governo do Amapá, corrida celebra o ‘Dia do Policial Civil’ com mais de 4 mil pessoas nas ruas de Macapá

Foram 3,7 mil pessoas inscritas oficialmente, porém muitas outras participaram como ‘pipoca’ na competição. Ao fim do percurso, os participantes curtiram o show de Rogerinho e Tatau, ex-Araketu.

Por Marcelle Corrêa
21/04/2025 11h20
Corrida da Polícia Civil contou com mais de 4 mil pessoas em Macapá

Com mais de 4 mil pessoas, aconteceu neste domingo, 20, a 5ª edição da Corrida da Polícia Civil do Amapá. O evento organizado pela Polícia Civil (PC-AP), e pelo sindicato da categoria (Sinpol-AP), contou com o apoio do Governo do Estado, que busca promover e incentivar a prática esportiva, cuidados com a saúde física e mental, além de aproximar a população amapaense da Segurança Pública do estado.

A largada e chegada aconteceram em frente à sede do Sinpol, localizado na Avenida Cora de Carvalho, no bairro Santa Rita, em Macapá. Este ano a competição homenageia os agentes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil.

Os corredores, durante o trajeto de 6 quilômetros, puderam dar uma paradinha para sambar ao som da bateria da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, que animou o percurso. Ao final da prova a satisfação e o cansaço deram lugar a animação e mais fôlego para acompanhar a apresentação do cantor Rogerinho, que abriu os shows pós corrida e finalizou com Tatau, ex-Araketu.

Pelotão dos policiais militares, alunos do 10º COR

A corrida acontece anualmente para celebrar o Dia do Policial Civil, comemorado nesta segunda-feira, 21 de abril. A atividade integra a programação da "Semana do Policial Civil", que conta ainda com palestras, homenagens e torneio de tiro.

Vice-governador do Amapá, Antônio Teles Junior (camisa preta) acompanhando o pelotão da Core/PC

"Primeiramente, parabenizar toda a Polícia Civil do Amapá pela quinta corrida e essa bela homenagem pelo Dia do Policial Civil. O Governo tem apoiado a Segurança Pública como prioridade. Concursos novos em todas as áreas, chamamentos, além disso, tivemos promoção e valorização do servidor público. E esse é o caminho para promovermos a paz social e a segurança do nosso estado. Parabéns ao Sinpol, que promove a corrida, e a todos os policiais civis", disse o vice-governador do Amapá, Antônio Teles Júnior, enquanto realizava o percurso.

Pelotão dos policiais civis da Core/PC, homenageados na competição

O presidente do Sinpol, Alexandre Verçosa agradeceu o apoio: "Agradecer ao apoio de sempre do Governo do Estado, que sempre foi um parceiro da Polícia Civil, da Segurança Pública e dessa corrida que está na quinta edição e se tornou tradicional no Amapá e entre os praticantes desta modalidade", reforçou Verçosa.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, José Neto, a corrida de rua da PC é um dos eventos mais aguardados pela população, pois une as pessoas de uma maneira saudável e divertida com a apresentação de artistas nacionais, ganhando cada vez mais espaço entre os amapaenses, motivo que explica o recorde de público no evento. 

"Hoje é de muita alegria, celebração e confraternização da Polícia Civil, do Sinpol, com a sociedade e esportistas na maior corrida de rua do nosso estado, com certeza uma das maiores do Norte. Foram mais de 3.700 inscritos oficialmente, mas, com certeza, mais de 4.500 pessoas estão participando. Enfim, é uma grande festa", declarou o gestor.

Após a corrida, fôlego garantido para dançar nos shows

O evento contou ainda com a participação do atleta Marilson dos Santos, que fez história no atletismo mundial como tricampeão da São Silvestre, em São Paulo, bicampeão da Maratona de Nova York, nos Estados Unidos e ganhador de cinco medalhas (1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes) dos Jogos Pan-Americanos, em Santo Domingo, Rio de Janeiro e Guadalajara.

Marilson dos Santos, atleta de renome internacional já pensa em voltar mais vezes ao Amapá

"Muito bem organizada a corrida, sensacional, com um percurso excelente. Os atletas pegaram pesado, percebi que tem bons atletas aqui na região e também a galera que está correndo por qualidade de vida, por saúde e isso é muito bom. Estou muito feliz de ter participado, de ter estado pela primeira vez aqui no Amapá, sendo muito bem recebido pela cidade e pelas pessoas. De tudo que eu fiz na minha carreira, nesses 30 anos que eu estive correndo, eu fico muito feliz quando as pessoas reconhecem isso. Obrigado Amapá! Quem sabe a gente se vê na próxima", disse o atleta empolgado.

Empolgado também estava o corredor Pedro Furtado que levou o primeiro lugar geral da competição para o município de Porto Grande. Na categoria feminino, o primeiro lugar ficou com Lenise Silva, de Laranjal do Jari.

Atleta Pedro Furtado, grande ganhador da competição na categoria masculino

"Essa é a minha primeira vitória na corrida da Polícia Civil e eu quero agradecer primeiramente à Deus pela oportunidade, de estar me dando força de ir e voltar em segurança e ter terminado o percurso com um bom tempo. Agradeço também ao meu treinador, Valdeci Trindade, minha família e a organização da corrida da Polícia Civil", comemorou o atleta Pedro.

Atleta Lenise Silva, de Laranjal do Jari, grande vencedora na categoria feminino

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!