'Páscoa Divertida' do Governo do Amapá leva alegria e esperança a crianças e adolescentes internados no HCA/PAI
Ação envolveu pacientes, familiares e servidores e contou com música, contação de história, brincadeiras e oficina de culinária nesta segunda-feira, 21.

Um dia repleto de sorrisos, alegria e carinho marcou a celebração da Páscoa no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI), em Macapá, nesta segunda-feira, 21. A programação contou com música, oficina de culinária e muitas brincadeiras que divertiram os pequenos pacientes.
A ação foi idealizada pela Coordenação de Humanização da unidade e integra a política de cuidado do Governo do Amapá, que valoriza uma saúde pública integral e acolhedora, com foco no bem-estar físico e emocional dos pacientes e dos profissionais da rede hospitalar.

Os corredores do hospital foram tomados por música, contação de histórias, pinturas e várias atividades, num verdadeiro resgate do brincar. Gesto simples, mas poderoso, especialmente em meio a um tratamento de saúde. As atividades foram desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
Esta não é a primeira vez que o HCA/PAI realiza atividades lúdicas para os pacientes. Em fevereiro o Governo do Estado celebrou os 24 anos do Pronto Atendimento Infantil com muita folia do bloquinho de carnaval “Iéié...saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!”.

Para o psicólogo Renato Rosa, coordenador de Humanização do HCA/PAI, as comemorações de datas festivas como o Natal, a Páscoa, reforçam a importância para o tratamento e recuperação dos pacientes.
"Estamos com 94 pacientes e todos foram contemplados de alguma forma com essa ação. Toda vez que a criança sai de casa e vem para o hospital, ela perde rotina, hábitos e isso gera muita ansiedade. Essas atividades fazem com que ela se sinta acolhida, pertencente, o que ajuda até mesmo no tratamento de saúde. Toda a equipe multiprofissional participa. É impossível fazer isso sozinho", reforçou o psicólogo.

Segundo Roberta Peres, responsável técnica da Brinquedoteca da Ueap, além de contribuir com o bem-estar das crianças internadas, a ação também enriquece a formação dos futuros educadores com vivências em ambientes não escolares.
“Nós trouxemos hoje 56 acadêmicos para oferecer uma experiência de brincar diferente. Eles se dividiram em grupos de teatro, contação de histórias, musicalização... tudo pensado para tirar essas crianças, ainda que por um momento, da tensão da hospitalização”, explicou Roberta.

A diretora do Hospital da Criança e do Adolescente, Cleude Rodrigues, pontuou que a unidade, além de trabalhar pela recuperação da saúde física dos pacientes, tem um olhar especial também para a saúde emocional dos pacientes, pois a humanização da saúde pública é uma determinação da gestão.

"Ao longo do ano, realizamos várias ações neste sentido, sempre envolvendo as crianças e os nossos servidores. São momentos de acolher ainda mais esses pequenos, de abraçar também os pais, que normalmente são os acompanhantes que estão 24h com eles. Essa é a saúde pública que o governador Clécio Luís acredita e investe", pontuou a gestora.
A programação teve ações ao longo de todo o hospital, com música nas enfermarias, brincadeiras como pintura corporal, piscina de bolinha e contação de histórias no estacionamento, além de atividades nos corredores.

Oficina de culinária
Como parte da programação, os pequenos participaram de uma oficina de biscoitos saudáveis, sob a orientação da nutricionista Rachel Costa e preparada com ar de alegria pela criançada que, certamente, levarão dali para casa umas lembrança doce e simples, e mostra que, mesmo nos dias mais difíceis, sempre há espaço para o amor, o cuidado e o renascimento.

“Ao invés de chocolates e ovos de Páscoa, foi escolhida uma opção mais segura e nutritiva, sem contraindicações alimentares. As crianças colocaram literalmente a mão na massa, em uma atividade que completa essa Páscoa Divertida com muito sabor e criatividade”, considerou a nutricionista. (Confira a receita no fim desta reportagem).
Surpresa e emoção de pais e filhos
Para os pais, o momento foi de surpresa e emoção. Franciele Costa, mãe do pequeno Yuri, de 5 anos, não escondeu a felicidade ao ver o filho interagindo e cantando com os educadores.

“Ver meu filho assim, alegre, num ambiente desse, não tem preço. Uma iniciativa que aquece nossos corações. Nunca vi uma coisa dessa antes. O governo do estado e o hospital estão de parabéns”, elogiou a mãe.
Já para Marta Cardoso Souza, mãe da Isabela, também de 5 anos, a emoção veio acompanhada de alívio.
“Fiquei emocionada com tudo isso. Contaram a história da Páscoa, do nascimento de Jesus e vi minha filha mais aliviada. Ontem, a gente estava super tensa, e agora isso trouxe um certo conforto e esperança para mim, principalmente", contou emocionada.

Confira a receita do biscoito de amido de milho que fez sucesso na Páscoa Divertida:
Ingredientes:
- 500g de amido de milho
- 395g de leite condensado (1 caixa grande)
- 200g de margarina ou manteiga sem sal
Modo de preparo em 7 passos:
- Em uma vasilha funda, misture o leite condensado com a margarina até formar um creme homogêneo.
- Vá adiciondo o amido de milho aos poucos, mexendo com uma espátula.
- Quando a massa estiver pesada, use as mãos para misturar melhor os ingredientes, sem sovar a massa, até formar uma bola consistente.
- Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma com margarina.
- Modele os biscoitos no formato que quiser. Aqui, vale usar a criatividade com as crianças!
- Leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que fiquem levemente dourados na parte de baixo.
- Retire do forno, deixe esfriar e sirva.
Simples, prática e deliciosa, a receita é um convite para transformar os momentos no hospital em uma doce memória que pode ser revisitada pela família dos pacientes ao reproduzir o biscoito em casa.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!