Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO À VIDA!

‘É fundamental conscientizar’, diz empreendedor sobre campanha que incentiva população a denunciar motoristas alcoolizados no Amapá

Empresário Valbenir Oliveira colocou o adesivo da campanha no seu comércio e apoiou a iniciativa do Governo do Estado na orla de Macapá.

Por Lorena Lima
24/04/2025 09h20
O empresário Valbenir Oliveira aderiu a campanha de incentivo à denúncia de motoristas alcoolizados

Como parte da Campanha Nacional da Paz no Trânsito, o Governo do Amapá levou uma ação educativa aos motoristas de Macapá sobre o crime de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas e as consequências para a segurança nas ruas. Na segunda-feira, 21, a ação reforçou o alerta e incentivou a população a denunciar motoristas embriagados.

Uma das pessoas que aderiu a causa foi Valbenir Oliveira, que colocou o adesivo da campanha no seu estabelecimento comercial. O empresário contou já ter presenciado diversos casos de acidentes provocados por pessoas alcoolizadas na região da orla e ressaltou que a iniciativa é fundamental para conscientizar a todos.

“Muitas pessoas ainda caem nessa cilada de sair, beber e acabam cometendo alguma irresponsabilidade, prejudicando as vidas de outras pessoas e a si mesmo. Hoje já temos os meios de locomoção, como os aplicativos, que é transporte alternativo, o próprio mototáxi também. É muito perigoso, tem muitos casos aqui na cidade. É fundamental conscientizar, pois já presenciamos inúmeras situações de situação de risco", concluiu o empresário.

Educação para a população denunciar casos de embriaguez ao volante, levando adesivos e cartazes para estabelecimentos

A equipe do Núcleo de Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu, na Rampa do Açaí, uma ação para incentivar a população denunciar casos de embriaguez ao volante, levando adesivos e cartazes para bares e restaurantes da região. 

Nilma Pureza, gerente de Ações Programáticas e Estratégicas da Sesa, apontou que o trabalho coloca em prática a Lei nº 3130, sancionada pelo governador Clécio Luís em 2024, que orienta estabelecimentos a divulgarem com cartazes e adesivos no local os canais de denúncia de casos de motoristas que estejam dirigindo alcoolizados.

“Essa é uma iniciativa da Sesa para que nós consigamos de fato evitar algum acidente. Se a gente evitar que uma morte ocorra, já nos damos por satisfeito, mas a ideia é atingir uma meta muito superior a essa. Infelizmente na nossa sociedade ainda temos muitos motoristas irresponsáveis que, alcoolizados, pegam o volante e às vezes ceifam vidas humanas”, enfatizou Nilma. 

Equipe da Sesa e deputado Jory Oeiras, autor da lei

Outro alerta da Secretaria de Saúde do Estado é para os casos de internados no Hospital de Emergência (HE) de Macapá, que são vítimas de motoristas que cometem o crime de beber e dirigir, que acaba superlotando os hospitais. Além das sequelas graves, dos acidentes rotineiros, por vezes ocorrem fatalidades. A Sesa aponta ainda que a ação dá atenção à saúde dos homens, que são a maioria dos responsáveis por causar acidentes.

“Nós, cidadãos, estamos em todos os lugares. Então, a lei de denúncia aos motoristas alcoolizados é muito importante porque ela chama as pessoas a contribuírem sempre, porque um dia pode ser um amigo, um familiar, um conhecido que vai sofrer com as consequências de um acidente”, orientou a servidora da Sesa, Darcineyde Dias.

A campanha educativa conta o apoio do deputado Jory Oeiras, autor da Lei nº 3130/2024, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), Escola Pública de Trânsito (EPT), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e Guarda Civil Municipal. Os principais canais de denúncia em casos de embriaguez ao volante são o 190 da Polícia Militar e 191 da Polícia Rodoviária Federal. A denúncia pode salvar vidas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde