Mais Sorriso Azul: mães e pais celebram primeiro atendimento odontológico humanizado para crianças autistas em Santana
Governo do Amapá levou serviços do programa nesta terça-feira, 22, para o Centro Mundo Azul; atendimentos seguem até sábado, 26.

“Hoje, saber que eles vão ser atendidos, que vão receber esse cuidado tão perto da gente, é uma satisfação. É uma alegria muito grande". O relato emocionado é da Cristiane Nobre, mãe de René e Theo, dois meninos autistas que, pela primeira vez, passaram por atendimento odontológico em um ambiente preparado para acolher suas necessidades.
Cristiane e o marido, Rodrigo Balieiro, acompanharam os filhos até o Centro de Referência em Autismo – Mundo Azul, em Santana, onde o Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 22, uma edição especial do programa Mais Sorriso Azul, voltado exclusivamente para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ação segue até sábado, 26, oferecendo consultas, restaurações, limpezas e orientações sobre higiene bucal em dois consultórios móveis estacionados no local. Cristiane relatou que o acesso à saúde bucal para os filhos sempre foi um desafio.
"Na rede pública é muito restrito. A gente entra em fila de espera e, mesmo quando consegue marcar, muitos profissionais não se sentem à vontade para tratar nossos filhos autistas. Uma vez só consegui levar um deles por causa de uma emergência. Então, ter esse atendimento aqui no centro, onde eles já são acompanhados, faz toda a diferença", contou a mãe.

Para o autônomo Aldene Pereira Santos, pai do pequeno Cássio Henrique, o sentimento é semelhante. O filho também passa, pela primeira vez, por uma consulta odontológica, um serviço que reforça o acolhimento do Governo do Estado para este público.
“Antes era muito difícil conseguir esse tipo de atendimento. Com o Mundo Azul em Santana, tudo melhorou. Ver nossos filhos sendo atendidos pelo programa Mais Sorriso com profissionais preparados, nos dá esperança. É a primeira vez que o Cássio passa pelo dentista e foi tudo tranquilo. Ele é autista, mas colaborou, ficou calmo. Foi muito importante", relatou o pai.

Quem também comemorou a oportunidade foi a cabeleireira Alcilene Fernandes, que levou o filho Luca, de 7 anos, para o primeiro atendimento odontológico da vida. Ela explica que precisou conversar muito com a criança, contar como seria no consultório para que ele não ficasse assustado, especialmente com as luzes. Com jeitinho e o preparo da equipe, deu tudo certo.
“As dentistas foram maravilhosas, acolheram muito bem o meu filho. Tudo foi feito no tempo dele, respeitando as limitações, como a luz no rosto, que o incomodava. A gente conversou com ele em casa e, graças a Deus, ele ficou tranquilo. Ele até fez uma restauração hoje, e foi super bem", celebrou Alcilene.

Com os olhos brilhando de orgulho, Luca não escondeu a felicidade: “Fui muito corajoso. Eu precisava fazer uma limpeza e gostei muito. Eu fui muito corajoso", disse.
A ação faz parte do programa Mais Sorriso, do Governo do Amapá, que leva atendimento odontológico a comunidades em situação de vulnerabilidade. Nesta edição especial, o foco é a inclusão e o respeito às particularidades de crianças e jovens com TEA. O atendimento é feito por profissionais capacitados, que atuam com paciência, empatia e sensibilidade, tornando o consultório um espaço de confiança e cuidado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!