Projeto ‘Lixo Zero Amapá’ promove sustentabilidade voltada ao público feminino com apoio do Governo do Estado
A capacitação ocorre em Macapá e prossegue até sábado, 26, com a exposição e venda dos produtos recicláveis produzidos pelas participantes.

Com objetivo de diminuir o volume de lixo no meio ambiente, incentivando a prática da sustentabilidade, o Governo do Estado, em parceria com o Instituto “Lixo Zero Amapá”, desenvolve oficina de materiais recicláveis voltadas para mulheres. A ação acontece no auditório da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM), em Macapá.
A iniciativa, que iniciou na terça-feira, 22, conta ainda com o apoio da Central Única das Favelas (Cufa), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e oferece por meios de oficinais a prática de reutilização de materiais recicláveis e incentivo à geração de renda. A programação prossegue até sábado, 26, com a exposição e venda dos produtos recicláveis produzidos pelas participantes.

“Essa parceria é altamente significativa, tanto do ponto de vista social quanto ambiental. Com esses cursos estamos promovendo o empoderamento feminino e gerando renda. Considero que parcerias como esta são necessárias e muito bem-vindas para nossas acolhidas e para a comunidade em geral,” ressaltou a gerente de Articulação Institucional da SEPM, Kellen Cristina Costa.
A gerente enfatizou ainda que as atividades ajudam a promover a conscientização ambiental, ensinando práticas de consumo consciente, reciclagem e reaproveitamento de materiais, além de reafirmar o compromisso com as políticas públicas integradas, que são aquelas que cuidam do meio ambiente ao mesmo tempo em que promovem a inclusão social e econômica de mulheres.


Uma das participantes é a pescadora, Alciclea de Souza Alberto, de 45 anos, que reside na Ilha de Santana, e falou que tudo que está aprendendo vai repassar para os conhecidos da comunidade.
“Estou achando muito boa essa iniciativa, porque melhora o meio ambiente, no meu caso, que sou ribeirinha da Ilha de Santana, esse lixo que vai pela maré fica encalhado na beira do rio. Então a gente pode colher esse material vai ser muito proveitoso, tudo que estou aprendendo aqui vou repassar para os moradores da comunidade, porque estamos transformando o lixo em luxo”, comentou a pescadora.

No sábado, 26, os produtos produzidos durante a oficina vão ser comercializados na feirinha do Ecoponto do Movimento Lixo Zero Amapá, das 9h às 12h, na Cufa Macapá, na Rua São José, nº 1500, no Centro. Na oportunidade serão coletadas garrafas pet, papelão, alumínio, óleo usado e muito mais.
“Começamos o primeiro ciclo das oficinas, com a reutilização de garrafas pets, e o intuito é ajudar a gerar renda para mulheres que estão participando. Estamos só no começo e já estamos vendo toda essa movimentação. Esperamos que nos próximos dias tenhamos vários produtos feitos e a inserção deles no mercado por meio da nossa feira,” ressaltou Marília Nery, uma das fundadoras e voluntárias no projeto “Lixo Zero Amapá”.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!