Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE BUCAL

Cuidado que emociona: mães destacam importância de ação odontológica do Mais Sorriso Azul para crianças com autismo em Santana

Programa do Governo do Amapá está realizando atendimentos no Centro Mundo Azul até sábado, 26.

Por Roberta Corrêa
25/04/2025 10h02
Diana Camila levou dois dos três filhos autistas para a ação do Mais Sorriso Azul, em Santana

A professora Diana Camila, de 36 anos, trabalha em um turno e o restante do dia é totalmente dedicado aos três filhos autistas, com idades de 3, 9 e 17 anos. Com uma rotina marcada pela dedicação ao bem-estar deles, ela encontrou no programa Mais Sorriso Azul, do Governo do Amapá, um importante aliado no cuidado com a saúde bucal dos meninos.

O programa está desde a última terça-feira, 22, no Centro de Referência em Autismo Mundo Azul, no município de Santana, com atendimentos odontológicos especializados para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com duas unidades móveis equipadas, a iniciativa vai beneficiar aproximadamente 130 pacientes nos turnos da manhã e da tarde, com serviços até sábado, 26.

Davi César foi um dos filhos de Diana atendidos no Mais Sorriso Azul do Governo do Amapá

Dois dos filhos de Diana Camila passaram pelo dentista. Ela relata a emoção ao ver os meninos, geralmente tímidos e com dificuldade de interação, se sentirem confortáveis durante a consulta. Um deles foi Davi César, 

"Minha vida é para cuidar dos meus filhos. Os três são autistas, e ter uma ação onde posso cuidar do sorriso deles e ainda ser acolhida me emociona. Eu me anulo para cuidar deles”, desabafou a mãe.

Segundo Diana Camila, a forma como os profissionais conduziram o atendimento fez toda a diferença. “As dentistas conseguiram deixar meus filhos à vontade. Eles fizeram a consulta com tranquilidade, algo raro diante da resistência que costumam ter com pessoas desconhecidas", ressaltou.

Rafaela da Silva, mãe do menino Enzo, feliz pela consulta e tratamento no Mais Sorriso Azul

A iniciativa tem proporcionado alívio e esperança para muitas famílias que enfrentam os desafios cotidianos do cuidado com pessoas no espectro autista. A ida ao dentista, que geralmente é um momento difícil, se transformou em uma experiência positiva, resultado do atendimento humanizado e adaptado às necessidades dessas crianças e adolescentes.

Enzo ganhou balão e o carinho especial da equipe odontológica do Mais Sorriso

Outro exemplo é o da Rafaela da Silva, de 24 anos, mãe de Enzo Rafael, de 6 anos. Foi a primeira vez que ela conseguiu levar o filho ao dentista sem resistência.

"Meu filho sempre teve medo, mas a dentista conversou com ele, transformou tudo em uma brincadeira e ele ficou tranquilo. No final, ganhou um balão e saiu encantado", contou a mãe.

O programa oferta consultas odontológicas, restaurações, profilaxia, raspagens e extrações dentárias, respeitando as particularidades sensoriais e comportamentais de cada paciente. Os casos mais complexos são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) estadual.

O Mais Sorriso Azul reforça a importância do acolhimento e da empatia no atendimento odontológico, especialmente para o público atípico, e mostra que com preparo e sensibilidade é possível transformar desafios em conquistas para essas famílias.

E mais:
Mais Sorriso Azul: mães e pais celebram primeiro atendimento odontológico humanizado para crianças autistas em Santana
Governo do Amapá leva atendimento odontológico humanizado do Mais Sorriso Azul para crianças autistas em Santana

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde