'Agora vou conseguir alcançar todos os meus objetivos', diz produtora rural durante Caravana de Atendimento do Governo do Amapá
Após anos com documentação desregularizada, Terezinha de Jesus obteve finamente o Cadastro de Agricultor Familiar. Ação beneficia comunidades de Igarapé das Armas e do Assentamento Corre Água.

Na terça-feira, 22, na comunidade de Igarapé das Armas, a dona Terezinha de Jesus participou da Caravana de Atendimento Rural realizada pelo Governo do Amapá e parceiros. Após anos com a documentação desregularizada, a produtora obteve finalmente o Cadastro de Agricultor Familiar (CAF), que abre as portas para programas e benefícios essenciais.
“Agora sim vou conseguir alcançar todos os meus objetivos, acessar crédito, participar de programas de fomento e vender minha produção direto para o Governo. Isso muda minha vida e a da minha família”, conta Terezinha com o documento recém-emitido.

A iniciativa, que acontece até essa quinta-feira, 24, leva até as comunidades de Igarapé das Armas e do Assentamento Corre Água serviços essenciais para quem vive da agricultura familiar, beneficiando produtores que não podem se deslocar para a capital.
Na ação, são oferecidos serviços de emissão e atualização dos cadastros Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do cadastro Ambiental Rural (CAR), orientação de normas sanitárias animal e vegetal, abertura de conta corrente bancária, emissão de espelho de assentamento, elaboração para proposta de crédito rural, consulta do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra), apresentação de linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e emissão de Certidão do Assentamento.

O diretor-presidente do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Jorge Rafael, destacou a importância de levar os trabalhos do Estado até as pessoas do campo, facilitando o acesso a inúmeros benefícios.
“Essa caravana possibilita segurança para o agricultor produzir e comercializar. Nosso compromisso é garantir que nenhuma comunidade fique para trás, e para isso o Rurap e parceiros vai continuar atendendo nas localidades distantes da capital”, afirmou Rafael.

A ação reforça o compromisso do Governo do Amapá em apoiar e fortalecer a agricultura familiar, garantindo mais dignidade e oportunidades para quem faz o alimento chegar à mesa de todos os amapaenses. Para o técnico em Agropecuária Márcio Menezes, a caravana possibilita esperança e tranquilidade.
“Atendemos as pessoas que moram longe com atenção para garantir que todas as solicitações sejam atendidas. Sabemos que para muitos é difícil sair do campo até a cidade. Cada documento que a gente entrega é uma porta aberta. A gente vê nos olhos de cada agricultor a importância desse momento. Muitos saem emocionados", diz Menezes.
Parcerias governamentais
Pelo Governo do Estado, integram a atividade o Rurap, Instituto de Terras do Estado do Amapá (Amapá Terras), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), e as secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Pesca e Aquicultura (Sepaq).
Já pelo Governo Federal, atuam o Instituto de Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae). Além disso, também integram a Caravana de Atendimento Rural instituições financeiras públicas, como o Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!