Fundação de Saúde Amapaense fortalece cuidado humanizado com blitz educativa na Unidade Estadual de Internação
Ação reforça compromisso com a promoção de um ambiente mais acolhedor para pacientes e profissionais.

Da recepção à enfermaria, uma verdadeira blitz do bem. A Unidade Estadual de Internação (UEI), gerida pela Fundação de Saúde Amapaense, promoveu mais uma ação educativa voltada aos colaboradores da instituição, com foco na valorização do cuidado e na qualidade do atendimento aos pacientes. A edição integra o calendário mensal da Comissão de Educação Permanente da unidade e, neste mês, teve como tema central a humanização hospitalar e as boas práticas em saúde.
A iniciativa está alinhada ao projeto de Humanização Hospitalar criado pelo Ministério da Saúde do ano de 2000, com o objetivo de transformar a cultura de atendimento nas unidades de saúde, valorizando o cuidado integral e a escuta qualificada aos pacientes.

Conforme a psicóloga Marta Launé, o processo de humanização depende diretamente do envolvimento dos profissionais.
“Distribuímos folders informativos aos colaboradores para reforçar a importância do acolhimento desde a chegada do paciente ao hospital. Foi um trabalho realizado já na entrada. A ideia é garantir a identificação imediata das necessidades, oferecendo cuidado desde a recepção até a internação, promovendo um ambiente mais humano e eficiente”, explicou.

A blitz educativa acontece uma vez por mês com temas variados. A edição de abril aconteceu em dois turnos e foi coordenada pela equipe psicossocial da UEI, com atuação da psicóloga Marta Launé e da assistente social Mylena Lima.
A Fundação de Saúde Amapaense, o Governo do Amapá e a UEI reforçam que ações como essa são fundamentais para fortalecer uma cultura institucional mais humana, colaborativa e centrada no paciente.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!