Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABRIL VERDE

Governo do Amapá capacita profissionais para trabalho multiprofissional na saúde e segurança dos pacientes

O treinamento, que iniciou nesta sexta-feira, 25, e segue até 6 de maio, faz parte da campanha 'Abril Verde', de prevenção aos acidentes no trabalho.

Por Lorena Lima
26/04/2025 15h00
A capacitação focou em acolher os profissionais de saúde

O Governo do Estado Iniciou na sexta-feira, 25, o treinamento sobre "o papel da equipe multiprofissional na manutenção da segurança do paciente". A capacitação faz parte da campanha "Abril Verde", mês de conscientização sobre o enfrentamento aos acidentes no ambiente de trabalho, destacando a proteção do bem-estar e zelo das pessoas atendidas nos hospitais do Amapá. A preparação segue até o dia 6 de maio, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), das 13h às 17h.
 
As aulas são coordenadas pelo Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Sesa, divididas em duas turmas, totalizando 21 profissionais de saúde que trabalham no Hospital de Emergência (HE) e no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá.

Dinâmica para se conectar com colegas de trabalho do hospital

Além de toda a equipe do CTQ, incluindo trabalhadores de serviços gerais, que também fazem parte do processo de segurança do paciente. Estão participam desse preparo, equipes da enfermagem, higienização, fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.

O objetivo do trabalho é implementar melhorias dentro do setor hospitalar no Amapá, visando a otimização da segurança do paciente na assistência a saúde. Um dos coordenadores da iniciativa é o responsável técnico pelo Centro de Tratamento de Queimados, enfermeiro Isaac Lucas Carvalho, que defende que o preparo dos profissionais traz melhorias para a segurança do paciente.

Isaac Lucas Carvalho, enfermeiro responsável técnico da Sesa pelo Centro de Tratamento de Queimados

“Analisando de maneira construtiva a estrutura que nós temos, podemos verificar como melhorar para que ele não pegue infecção, não seja trocado por algum motivo, e não é só a enfermagem que trabalha com esse paciente, mas o conjunto de profissionais capacitados. É necessário que todos tenham uma visão mais macro da importância da segurança dos pacientes e do trabalho em equipe que envolve várias especialidades, desde a higienização até todas as demais profissões”, enfatizou o enfermeiro da Isaac Lucas.

A primeira palestrante do treinamento foi a técnica de enfermagem, Tatiana Barbosa Magalhães, do Hcal. Ela é socióloga com especialização em Gestão e Saúde, na Educação Permanente de Saúde e em Qualidade e Segurança do Paciente, além de mestranda da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

A convidada abordou treinamento de segurança com foco nos Centros de Terapia e Tratamento de Queimados, e qual a função de tratar da equipe multiprofissional.

Tatiana Barbosa Magalhães, técnica em enfermagem da Sesa e responsável técnica do Neps no Hcal

“Estamos refletindo o papel da equipe multiprofissional na manutenção da segurança do paciente. Essa palestra visa aproximar a equipe multiprofissional com a temática que é tão importante e traz toda política de segurança do paciente a nível do Brasil. O ideal é que o nosso paciente interno faça um tratamento, e não saia com um dano que, às vezes, pode ocorrer no serviço em decorrência de erros assistenciais”, aconselhou a palestrante da Sesa Tatiana. 

Protocolos de segurança do paciente

O Brasil, em 2013, adotou as seis metas internacionais de segurança do paciente que diz respeito à identificação do paciente, melhorar a comunicação efetiva entre os profissionais, melhorar a segurança medicamentosa, propor cirurgias seguras, higienização das mãos e diminuir e reduzir o número de quedas e lesões por pressão.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde