Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESTAQUE NACIONAL

‘O que está sendo feito aqui é muito sério, está dando resultado’, aponta roteirista de Tropa de Elite em palestra sobre segurança pública no Amapá

Veterano do Bope do Rio de Janeiro, o capitão Rodrigo Pimentel palestrou para mais de 300 policiais civis e convidados na programação da 5ª Semana do Policial Civil do Amapá.

Por Marcelle Corrêa
26/04/2025 08h00
Veterano, o capitão Rodrigo Pimentel exaltou positivamente a redução dos índices de criminalidade no Amapá

O Governo do Estado trouxe ao Amapá o roteirista dos filmes “Tropa de Elite 1 e 2” e autor de livros da área, o capitão Rodrigo Pimentel, para uma apresentação sobre disciplina e liderança, como parte da programação da 5ª Semana do Policial Civil, em Macapá. Nesta sexta-feira, 25, mais de 300 policiais civis e convidados participaram do momento com o veterano do Bope do Rio de Janeiro (RJ).

Durante a ministração da palestra "Construindo Tropas de Elite", pela primeira vez no Amapá, Pimentel comparou as memórias que possui quando se trata da segurança pública no estado e enalteceu o avanço no combate à criminalidade. Relembrando os dados, o Amapá fechou 2024 com a melhor série histórica dos últimos 13 anos na redução de vítimas de crimes violentos. A taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) registrou a redução de 33,04%. O comparativo é de janeiro a dezembro de 2023 e 2024.

Pimentel palestrou para mais de 300 policiais civis e convidados

"A primeira vez que o Amapá me chamou a atenção na segurança pública foi pelos números da violência. Tomei um baita susto. O Amapá estava figurando como o estado com o maior número de homicídios por números relativos no Brasil em 2023. Um ano depois, agora é o estado da federação com a maior queda do número de homicídios, ou seja, o que está sendo feito aqui é muito sério, está dando resultado. Entre os 27 estados da federação, obter a maior taxa de redução de homicídios, isso é sinal de que o investimento está valendo a pena", pontuou Rodrigo Pimentel.

O governador Clécio Luís, presente no encontro, enfatizou que o Amapá é um estado irmão do Rio de Janeiro, que compartilha a beleza, mas que também enfrenta desafios constantes na área da segurança pública. Clécio ressaltou que as reduções nos índices de criminalidade são resultado de um trabalho integrado, com políticas de valorização dos servidores e investimentos em tecnologia e infraestrutura, que fortalecem o trabalho investigativo e operacional das polícias.

"Trazer a experiência e o posicionamento do capitão Rodrigo Pimentel é uma oportunidade valiosa. Analisar a segurança pública sob a ótica da ciência, mas também a partir do olhar de quem vivenciou o cotidiano das operações numa cidade tão complexa como o Rio, nos ajuda a fortalecer nossas ações no enfrentamento à grupos criminosos, ao tráfico de drogas e na garantia da segurança para a nossa população", destacou o governador Clécio Luís.

Governador Clécio Luís ressaltou que as reduções nos índices são resultado de um trabalho com políticas públicas integradas

O evento evidenciou ao público como disciplina, foco e liderança podem transformar equipes em forças alinhadas e eficazes. O capitão Pimentel exclamou, ainda, admiração pela Polícia Civil do Amapá (PC-AP), que em uma ocorrência de grande relevância serviu como estudo de caso dentro da programação: a PC-AP realizou a prisão de uma liderança criminosa do estado no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

"Uma Polícia Civil que vai lá no Rio de Janeiro, no 'bunker' de uma organização criminosa, pegar um bandido, digo: temos aqui uma polícia obcecada em servir a sociedade. Então eu saio do Amapá com uma impressão de que são policiais de elite, que querem oferecer o melhor para o povo amapaense", exaltou Pimentel.

Disciplina, foco e liderança foram eixos centrais apresentados pelo capitão Pimentel

Em "Construindo Tropas de Elite", o capitão explora como princípios de comprometimento, planejamento e superação, se conectam ao ambiente corporativo, com o objetivo de inspirar líderes e equipes a superarem desafios e alcançarem resultados concretos de alto desempenho no ambiente profissional.

O secretário de Estado da Segurança Pública do Amapá, José Neto, destacou o trabalho integrado das forças de segurança do estado e a importância da Polícia Civil dentro das operações e trabalhos estratégicos certeiros, com estudos dos setores de inteligência e investigativos para reprimir os delitos e manter a tranquilidade e a paz social da população.

Secretário da Segurança Pública do Amapá, José Neto

“A cada dia que passa, a nossa Polícia Civil tem se mostrado imprescindível nessa nossa política de enfrentamento a violência. Tem exercido um papel fundamental, com investigações mais técnicas e profundas, focadas principalmente em diminuir a atuação das organizações criminosas. Hoje é um dia de muito aprendizado e fortalecimento para nossa equipe”, destacou o secretário.

Para o agente de Polícia Civil, Erick Ribeiro, a palestra foi motivadora com momentos de troca de experiências, inspiração e aquisição de novos conhecimentos que serão empregados para garantir a ordem pública e a segurança dos cidadãos.

Agente de Polícia Civil, Erick Ribeiro

"Rodrigo Pimentel é experiente, trabalhou efetivamente na tropa de elite da segurança pública do Rio de Janeiro, e sabemos que lá tem uma realidade muito sensível, com várias dinâmicas que desafiam a polícia o tempo todo. Com a experiência que ele trouxe para nós, com certeza a tendência é que a Polícia Civil do Amapá, que já dá respostas, se sinta mais motivada, tenha mais conhecimento e, assim consiga desenvolver técnicas contra esses desafios que são nacionais. Antes eram distantes, mas já fazem parte da nossa realidade. E para que possamos dar uma resposta cada vez mais efetiva para a população, essa troca é fundamental", frisou Ribeiro.

Palestra foi parte da programação da Semana do Policial Civil, em Macapá

Programação da Semana do Policial Civil do Amapá 

Para encerrar as atividades, neste sábado, 26, um torneio de tiro será disputado entre policiais em atividade e aposentados e convidados, integrantes de outras forças de segurança estadual e federal, que tenham porte de arma de fogo. As inscrições foram presenciais na sede do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), e aconteceram até a sexta-feira, às 13h30. 

Neste sábado, 26

  • 7h - Coffee break 
  • 7h30 - Briefing da Pist,,axlaa 
  • 8h - Torneio de Tiro 
  • Local: Clube de Tiro CATTE 
  • Endereço: Rodovia BR-156, KM 12, Comunidade Ilha Redonda, Retiro Nossa Senhora de Fátima, Ramal do Marques, n° 200, Macapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!