Amapá e Pará avançam em pactuação interestadual para fortalecer atendimento em saúde na rede pública
Iniciativa visa ampliar o acesso dos pacientes amapaenses aos serviços de alta complexidade no estado vizinho, especialmente na área de cirurgia especializada.

O Amapá avançou na pactuação interestadual com o Pará para fortalecer os atendimento em saúde. Na sexta-feira, 25, autoridades de ambos os estados participaram de um encontro onde foram discutidas estratégicas para a formalização de um Termo de Cooperação Técnica.
A iniciativa visa ampliar o acesso dos pacientes amapaenses aos serviços de alta complexidade no estado vizinho, especialmente nas áreas de cirurgia especializada, doenças raras, oncologia infantil e transplantes.
A agenda ocorreu na sede da Procuradoria-Geral do Pará (PGE-PA) e contou com a participação dos gestores de Saúde do Estado e Município, e assessorias técnicas. Além das tratativas administrativas, a equipe do Pará apresentou experiências exitosas como as Câmaras Técnicas da Saúde e da Justiça, que fortalecem a articulação entre os sistemas, garantindo maior agilidade e resolutividade para as demandas.
"Esta visita ao Pará foi muito produtiva, apresentamos um panorama da nossa realidade no Amapá, destacando os desafios impostos pelas características geográficas, e a estrutura da rede hospitalar estadual. Pontuamos a fase de finalização para entrega do primeiro Centro de Radioterapia, que vai qualificar e transformar o atendimento oncológico no estado", destacou Nair Mota, secretária de Saúde do Amapá.

A reunião também abordou a reorganização do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com a instalação da nova Casa de Apoio em Belém, que oferece acolhimento multiprofissional para pacientes e acompanhantes.
"Essa proposta de cooperação prevê, ainda, a integração de sistemas informatizados para regulação de vagas e gestão de dados assistenciais, bem como ações de capacitação e intercâmbio técnico entre as redes hospitalares dos dois estados. Isso é um passo extraordinário para ampliar o acesso dos nossos pacientes", explicou a secretária adjunta de Atenção à Saúde do Amapá, Cássia Klein.
A equipe amapaense, que contou ainda com a presença do procurador do Estado, Dirceu Chaves, foi recebida pela procuradora do Pará, Mahira Guedes, responsável pela intermediação e articulação da reunião. O encontro consolida mais um passo para a integração regional na área da saúde, com foco na garantia do acesso, no fortalecimento das redes assistenciais e na promoção do cuidado em saúde de forma humanizada e resolutiva.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!