Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Governo do Estado promove programação especial para famílias atípicas no Residencial Macapaba na Zona Norte de Macapá

Evento leva atendimento especializado e informações sobre direitos com pessoas no espectro autista, reforçando ações de inclusão no estado.

Por Rafaela Pereira
26/04/2025 14h43
Ação social no Residencial Macapaba voltada para crianças autistas

O Governo do Estado realizou na manhã deste sábado, 26, uma ação social voltada para crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA), residentes no Conjunto Habitacional Macapaba e comunidades vizinhas. A atividade ocorreu na Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes, localizada no residencial, na Zona Norte de Macapá.

A iniciativa ofereceu serviços de saúde aos moradores, e promoveu mais qualidade de vida e integração social, com atividades lúdicas, oficinas de pintura e outras dinâmicas voltadas a crianças autistas.

Vacinação também integrou a ação no residencial da Zona Norte de Macapá

A moradora do residencial e mãe de uma criança com autismo, Marlice Quaresma dos Santos destacou a importância da ação para a comunidade: “Nem sempre temos condições de ir até o centro para buscar esse tipo de atendimento. Ter tudo isso aqui,  no nosso bairro, é um alívio. Meu filho se sente mais seguro e eu também. É bom saber que o governo está olhando para nós”, disse emocionada.

A ação contou ainda com serviços como atendimentos psicológicos, fisioterapeutas , fonoaudiólogos, vacinas, emissão de carteira do TEA, entrega do cordão de Girassol e terapias ocupacionais. A comunidade participou de rodas de conversa, visitas ao Planetário Móvel e recebeu orientações sobre direitos sociais, curatela, benefícios assistenciais e o Planejamento Educacional individualizado (PEI).

coordenadora do Pantão e pProjeto social Gleice Barbosa

De acordo com a coordenadora da ação, Gleyce Barbosa, a iniciativa busca aproximar o cuidado e a informação das famílias de forma acolhedora. “Essa é uma iniciativa pensada com muito carinho para atender as famílias que, muitas vezes enfrentam barreiras para acessar seus direitos. Queremos mostrar que elas não estão sozinhas. Nosso objetivo é acolher, orientar e garantir que essas crianças e seus responsáveis tenham acesso a políticas públicas de inclusão”, afirmou.

Coordenador do Instituto Léo Moura , Emerson Pimentel e equipe durante a ação

O coordenador do Núcleo Macapá 01 do Instituto Léo Moura, Emerson Pimentel, destacou a importância da parceria. “Estamos muito felizes em fazer parte dessa ação tão inclusiva, que abraça a diversidade e acolhe meninas, meninos e  pessoas com alguma especificidade. Nosso Instituto, que está presente não só no Macapaba, mas em 21 polos em todo o estado, também trabalha com crianças com Transtorno Espectro Autista.”, explicou.

A ação faz parte das políticas públicas estaduais voltadas às pessoas com deficiência e reforça o compromisso do Governo do Amapá com a cidadania, a equidade e a inclusão social.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!