‘Bem Cuidar’: Governo do Amapá promove ginástica laboral para profissionais do Hospital Mãe Luzia, em Macapá
Projeto visa estimular cuidados com a saúde física e mental de servidores promovendo melhor qualidade de vida.

Como parte da programação da campanha do "Abril Verde" de orientações sobre cuidados com acidentes no ambiente de trabalho, o Governo do Amapá em parceria com o Conselho Estadual de Educação Física estão promovendo um projeto voltado ao estímulo da qualidade de vida dos servidores do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá, principalmente visando o público feminino.
A iniciativa deu os primeiros passos com uma ginástica laboral no fim da tarde de sexta-feira, 25, na recepção da Triagem Neonatal, no próprio ambiente de trabalho das profissionais. A ação é parte do Projeto "Bem Cuidar", pensado e idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para acolher e incentivar o autocuidado de quem cuida, considerando as enfermeiras, técnicas de enfermagem, psicólogas médicas, terapeutas ocupacionais e outras profissionais da unidade hospitalar.

Uma das idealizadoras do projeto é a psicóloga da Sesa, Ianne Natália, que faz parte do Núcleo de Saúde do Trabalhador. Ela destacou o planejamento da ginástica laboral pensando nas profissionais de setores como da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), triagem e as enfermarias de alto risco, que têm um dia a dia muito puxado, atividades que exigem muito esforço físico e psicológico.

“A gente precisa olhar a saúde como psicológica e emocional. Esse projeto visa também servir como um suporte no viés da saúde psicológica desses servidores, de uma forma geral, desde a diretoria até os nossos servidores da triagem e recepção. Então nós já temos datas programadas para diferentes tipos de serviço em saúde, de uma forma bem diversificada”, comentou a psicóloga do Núcleo de Saúde do Trabalhador.
Os profissionais de psicologia buscam trazer futuramente estilos de terapia em grupo, meditação, palestras em saúde da mulher, visando a questão do hospital por ser uma maternidade. A expectativa é fazer com que essas informações cheguem ao público final, as mulheres que vão fazer os atendimentos.
A diretora do HMML Cristiane Barros observou o potencial do Conselho de Educação Física para convidar os profissionais de saúde ao contexto de cuidados, de participação para o servidor.

“Dentro das boas práticas de saúde a prática de exercício físico é de suma importância e no nosso estresse, no caos da nossa correria, a gente acaba retardando esse processo de autocuidado com a própria saúde. Nesse momento a gente dá o primeiro passo para estimular esse servidor na prática das atividades, a gente passa de repente muito tempo dentro da unidade”, contextualizou a diretora Cristiane.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!