‘Estou me sentindo melhor depois do plantão’, diz técnica de enfermagem em ação de saúde e segurança no trabalho no Hospital da Mulher Mãe Luzia
Atividade faz parte do projeto ‘Bem Cuidar’, do Governo do Amapá, que leva aulas de ginástica laboral para melhorar a saúde física e mental dos profissionais que trabalham na unidade.

Um momento de descontração e relaxamento promovido pelo projeto Bem Cuidar, do Governo do Amapá, reuniu profissionais de saúde do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá, na última sexta-feira, 25, para uma ginástica laboral.
A programação do Abril Verde, é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e contou com a parceria do Conselho Estadual de Educação Física. Os profissionais promoveram várias atividades voltadas para a saúde física e mental dos servidores da unidade.

A técnica de enfermagem, Maria Brito de Moraes, de 68 anos, não perdeu a oportunidade. Ela trabalha há 30 anos na saúde, e está atualmente na assistência às puérperas da maternidade. Ela contou que adorou ter atividade física no ambiente profissional, tendo em vista que não tem tempo para buscar uma academia.
"Não tenho tempo de ir à academia, e ela veio até mim. É ótimo, estou me sentindo melhor depois de um plantão. O exercício é muito importante para a saúde, sou diabética e não faço exercício físico, é necessário que as pessoas cuidem de quem cuida também", ressaltou Maria.

O coordenador do Conselho de Educação Física, Miguel Santos, explicou que os funcionários de unidades hospitalares ficam muito tempo sentados ou aguentando muitas horas em pé durante os plantões, considerando também os esforços repetitivos, por isso a necessidade de momentos como este, do projeto Bem Cuidar.

“O Conselho está trabalhando ações dentro do Hospital da Mulher Mãe Luzia. A gente leva a importância da atividade física, a necessidade do acompanhamento de um profissional de educação física nas áreas hospitalares, tanto pública quanto privada. A importância do que o professor pode demonstrar da qualidade da saúde para a população. Especificamente aqui na maternidade, promovendo a ginástica laboral”, explicou o coordenador.
A ginástica laboral é um aliado na prevenção e nos cuidados com a saúde de vários profissionais, entre eles, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos, fisioterapeutas e servidores em geral.
“A gente se preocupa muitas vezes com os outros e acaba esquecendo da gente. Trazemos esse trabalho multidisciplinar com a equipe, mostrando a importância do funcionário de educação física em cada setor. O trabalhador que fica muito tempo em esforço repetitivo pode ter algumas patologias e a atividade física vem promover a saúde e a prevenção", concluiu Santos.
Veja como foi o projeto Bem Cuidar no Hospital da Mulher Mãe Luzia:
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!