Governo do Amapá decreta situação de emergência na Região dos Lagos após fortes chuvas e inundações
Neste domingo, 27, governador Clécio Luís acompanhou o trabalho de ajuda humanitária emergencial para prestar assistência aos moradores atingidos.

O governador do Amapá, Clécio Luís, esteve neste domingo, 27, nos municípios da Região dos Lagos atingidos por inundações após fortes chuvas. Em função das condições da região, o Governo do Estado decretou situação de emergência para Tartarugalzinho, Calçoene e Pracúuba, para prestar melhor assistência aos atingidos.
CONFIRA A PORTARIA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
"Hoje temos condições de dar respostas rápidas a todas as emergências, até aquelas que não são habituais. Os dois principais programas para auxiliar os moradores, o 'Amapá Sem Fome' e o 'Acolher Amapá', estão aqui em Tartarugalzinho. Acreditamos que ainda teremos mais três dias de alta do rio e essa ajuda é fundamental. O Governo Estadual, o Governo Federal e os Municípios estão trabalhando juntos para socorrer essas famílias que estão enfrentando problemas com as enchentes dos rios", destacou Clécio Luís.

Em ligação com o governador neste domingo, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, assegurou a homologação de forma sumária da situação de emergência.
O Governo enviou, no fim de semana, equipes da Secretaria de Assistência Social (Seas) e da Defesa Civil Estadual para levarem as primeiras ajudas aos moradores. O trabalho iniciou por Tartarugalzinho e deve seguir para os demais municípios nos próximos dias. A ajuda conta com distribuição de kits de alimentos, kits higiene, colchões e água potável.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o município de Tartarugalzinho é o mais afetado, com 200 famílias atingidas (cerca de 800 pessoas). As famílias desabrigadas somam 14, e ao menos 100 ficaram desalojadas e estão abrigadas em casas de parentes. Uma "Sala de Situação" foi montada pelo Governo do Estado para mobilizar os atendimentos às pessoas que precisam de ajuda. A prefeitura identificou uma alta de 3 metros no nível do Rio Tartarugal.

"Nas últimas 48 horas passamos por momentos difíceis, com transbordamento do Rio Tartarugal, com grande volume de água, mais de 3 metros acima do nível normal. Muitas chuvas nas cabeceiras têm vindo com força para cá. Agradecemos esse apoio do Governo com ajuda humanitária, pois nossas pessoas estão precisando muito", descreveu o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro.
O Grupo Tático Aéreo (GTA) fez sobrevoos nas regiões afetadas para ajudar a entender o impacto das inundações. O Governo do Estado segue na região realizando o monitoramento dos rios e auxiliando os atingidos.






Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!