Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO PRESENTE

Governo do Amapá decreta situação de emergência na Região dos Lagos após fortes chuvas e inundações

Neste domingo, 27, governador Clécio Luís acompanhou o trabalho de ajuda humanitária emergencial para prestar assistência aos moradores atingidos.

Por Fabiana Figueiredo
28/04/2025 08h29
Região dos Lagos, no Amapá, sofre com inundações após fortes chuvas

O governador do Amapá, Clécio Luís, esteve neste domingo, 27, nos municípios da Região dos Lagos atingidos por inundações após fortes chuvas. Em função das condições da região, o Governo do Estado decretou situação de emergência para Tartarugalzinho, Calçoene e Pracúuba, para prestar melhor assistência aos atingidos.

CONFIRA A PORTARIA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

"Hoje temos condições de dar respostas rápidas a todas as emergências, até aquelas que não são habituais. Os dois principais programas para auxiliar os moradores, o 'Amapá Sem Fome' e o 'Acolher Amapá', estão aqui em Tartarugalzinho. Acreditamos que ainda teremos mais três dias de alta do rio e essa ajuda é fundamental. O Governo Estadual, o Governo Federal e os Municípios estão trabalhando juntos para socorrer essas famílias que estão enfrentando problemas com as enchentes dos rios", destacou Clécio Luís.

Governador Clécio Luís visitou Calçoene neste domingo, município também atingido por cheia do rio

Em ligação com o governador neste domingo, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, assegurou a homologação de forma sumária da situação de emergência.

O Governo enviou, no fim de semana, equipes da Secretaria de Assistência Social (Seas) e da Defesa Civil Estadual para levarem as primeiras ajudas aos moradores. O trabalho iniciou por Tartarugalzinho e deve seguir para os demais municípios nos próximos dias. A ajuda conta com distribuição de kits de alimentos, kits higiene, colchões e água potável.

Governo do Estado enviou ajuda humanitária para populações afetadas

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o município de Tartarugalzinho é o mais afetado, com 200 famílias atingidas (cerca de 800 pessoas). As famílias desabrigadas somam 14, e ao menos 100 ficaram desalojadas e estão abrigadas em casas de parentes. Uma "Sala de Situação" foi montada pelo Governo do Estado para mobilizar os atendimentos às pessoas que precisam de ajuda. A prefeitura identificou uma alta de 3 metros no nível do Rio Tartarugal.

Prefeito Bruno Mineiro e governador Clécio Luís assinaram decretos de situações de emergência em Tartarugalzinho

"Nas últimas 48 horas passamos por momentos difíceis, com transbordamento do Rio Tartarugal, com grande volume de água, mais de 3 metros acima do nível normal. Muitas chuvas nas cabeceiras têm vindo com força para cá. Agradecemos esse apoio do Governo com ajuda humanitária, pois nossas pessoas estão precisando muito", descreveu o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro.

O Grupo Tático Aéreo (GTA) fez sobrevoos nas regiões afetadas para ajudar a entender o impacto das inundações. O Governo do Estado segue na região realizando o monitoramento dos rios e auxiliando os atingidos.

Governador Clécio Luís sobrevoou regiões atingidas por inundações
Rio Tartarugal subiu 3 metros acima do nível normal
Município de Tartarugalzinho é o mais afetado, com 200 famílias atingidas
Região dos Lagos, no Amapá, sofre com inundações após fortes chuvas
Calçoene também foi atingido por fortes chuvas e inundação
Ajuda humanitária do Governo do Estado leva colchões, alimentos, itens de higiene e água potável

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!