Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
‘ABRIL VERDE’

Governo do Amapá promove Encontro Estadual de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras do campo e da Floresta

Evento conta com a participação de profissionais e trabalhadores envolvidos em atividades como mineração, pesca, exploração florestal e coleta de recursos naturais.

Por Mônica Silva
28/04/2025 14h36
Pela manhã, os trabalhadores participaram de três palestras. Evento segue até a terça-feira, 29

O Governo do Amapá deu início nesta segunda-feira, 28, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae-AP), em Macapá, ao Encontro Estadual de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo e da Floresta. O evento acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h, até a terça-feira, 29.

Com o tema: "Abril Verde – Promovendo Saúde e Segurança para os Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo e da Floresta do Estado do Amapá", a programação é destinada à pessoas envolvidas em atividades como mineração, pesca, exploração florestal e coleta de recursos naturais, que enfrentam condições laborais únicas e desafios significativos à saúde, sob a coordenação da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Patricia Silva, gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SVS, explica que o evento discute atividades que expõem os profissionais a riscos como, intoxicação por mercúrio e agrotóxicos, doenças tropicais negligenciadas como malária e leishmaniose; acidentes de trabalho fatais como desabamentos e uso de ferramentas perigosas; impactos da mudança climática como secas, estiagem, enchente, entre outras doenças.

Patrícia Silva, do Núcleo de Saúde do Trabalhador da SVS

"São temas muito importantes de debater, e está nos permitindo falar e ouvir sobre riscos, prevenção e propostas sobre a segurança no trabalho, além de repassar orientações  essenciais para mapear esses riscos e construir estratégias de prevenção adaptadas às realidades locais", comentou Patrícia.

Durante o encontro foram debatidos assuntos como, Legislação e Direitos e Doenças e Agravos Ocupacionais que afetam os trabalhadores e trabalhadoras também do ramo do extrativismo mineral.

Secretário de Mineração, Jotávio Borges Gomes

"Participar deste encontro nos deixa mais perto da realidade desses profissionais, com atenção para questões sociais, não só do trabalho, do dia a dia deles, da rotina de saúde, de políticas previdenciárias, que a gente alerta a eles", frisou o secretário de Estado da Mineração, Jotávio Borges Gomes.

O encontro tem como objetivos específicos, alertar sobre os riscos ocupacionais e as estratégias de prevenção; orientar sobre as práticas de segurança e saúde no trabalho; fortalecer a cultura de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; apresentar ferramentas e recursos para melhorar as condições de trabalho e fortalecer a Rede de Apoio entre esses trabalhadores e trabalhadoras, governo e instituições.

Durante as palestras os trabalhadores puderam esclarecer duvidas e apresentar propostas sobre os assuntos debatidos

O representante da Iquena Mineração e presidente do Conselho da Confederação Nacional de Mineração, Chico Nogueira, ressaltou que o evento é uma porta que se abre para o sucesso da relação das pessoas que vivem do segmento, com as que vivem na floresta,  e  instituições de governo.

O representante da Iquena Mineração, Chico Nogueira

"Para nós esse momento é muito importante para a segurança dos trabalhadores. O Governo do Amapá está de parabéns por essa iniciativa de planejar e construir oportunidades para esses debates que vão nos beneficiar com políticas publicas", comentou Nogueira.

Antônio Soares Brito, de 53 anos, é agricultor no município de Tartarugalzinho e comentou que estar participando do encontro tem esclarecido muitas dúvidas sobre como ter segurança no trabalho e manter a saúde mental.

Antônio Soares Brito, agricultor de Tartarugalzinho

"Há dias que estou muito cansado, e não sei como agir diante do problema já que não posso parar de trabalhar. Aqui recebi várias orientações, bem como sobre como trabalhar com segurança", concluiu o trabalhador. 

O evento conta com uma extensa programação e participação de profissionais, técnicos dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest) e das Vigilâncias Municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, representantes de movimentos sociais e organizações coletivas como sindicatos rurais e federações, e acadêmicos e pesquisadores de áreas como saúde pública, serviço social e ciências ambientais.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde