‘Sentimento inexplicável ver ele interagir’, conta mãe ao ver filho autista participar da ‘Páscoa Encantada’ no Habitacional Jardim Açucena
Rayanne Silva, de 29 anos, é mãe de Carlos Lourenço, de 3 anos. Eles fizeram parte da ação do Governo do Amapá que alcançou mil pessoas na Zona Norte de Macapá.

Além de levar alegria e lazer aos habitacionais, o projeto ‘Páscoa Encantada’ do Governo do Amapá desperta nas famílias os sentimentos de carinho, amor e principalmente inclusão. Na segunda-feira, 28, a programação chegou ao conjunto Jardim Açucena, na Zona Norte de Macapá, para mil pessoas e fez diferença na vida de Rayanne Silva, mãe atípica, que se emocionou ao falar da participação do filho autista Carlos Lourenço, de 3 anos.

“Meu filho pouco tem interação social com outras crianças, e quando o Governo do Estado propõe essas comemorações, faz toda diferença, principalmente para as crianças que são autistas e podem participar, porque é uma distração para eles. Trouxe meu filho para brincar, comer pipoca e se divertir, e me sinto muito feliz por isso, porque é um sentimento inexplicável ver ele interagir”, relatou a mãe, de 29 anos, moradora das proximidades do conjunto.

O momento também possibilitou a participação de moradores das comunidades próximas. Outros pais atípicos que aproveitaram para expressar alegria ao participar da atividade foram Alex e Daianne Lobato.
"Minha filha é autista, e ela tem uma certa dificuldade de socialização, então, quando ela interage, para a gente é muito bom. Ela poder se divertir com outras crianças e poder participar é sempre uma vitória para nós. Toda vez que há um evento desses, a gente vem participar”, relatou Alex Lobato, de 53 anos, e pai de Mirela Joana, de 6 anos.

A tarde de lazer e união foi marcada com exibição de filme para o público adulto e infantil, distribuição de pipoca, guloseimas e os esperados chocolates, distribuídos à medida que chegavam os Coelhos da Páscoa.
Nesta terça-feira, 29, a programação chega ao Habitacional Mucajá, na Zona Sul da capital. Em Macapá, o projeto iniciou no Residencial Vila dos Oliveiras. No município de Santana, percorreu o bairro Igarapé da Fortaleza e as praças do Fórum e Fonte Nova. Posteriormente, em Macapá, passou pelos residenciais Mestre Oscar, São José, Miracema, Macapaba e o bairro Parque Aeroportuário.
Para encerrar o evento, nesta quarta-feira, 30, a programação chega ao mais novo residencial entregue pela atual gestão, o Nelson dos Anjos, no bairro Congós, Zona Sul de Macapá.

Páscoa Encantada
O projeto é uma parceria com o Instituto Educacional Formar (Icef) e a Rede Amazônica, e realizado com incentivo da Secretaria de Mobilização e Participação Popular, com apoio da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab). Também conta com apoio do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e com emendas parlamentares dos deputados estaduais Rodolfo Vale e Lorran Barreto.
A 'Páscoa Encantada' nos residenciais une lazer, entretenimento e emoção, mas também reforça práticas sustentáveis dentro da comunidade habitacional. Em razão disso, durante a programação, as crianças devem levar uma garrafa PET para ser trocada por um saco de pipoca. Posteriormente, o intuito é fazer com que a reciclagem desse material retorne aos residenciais em forma de vassouras.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!