'Tenho muita gratidão por todos', diz piloto resgatado no Amapá e palestrante do 3º Curso de Operações Aéreas
Tenente-coronel da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal, Josilei Gonçalves é um dos idealizadores da expansão da aviação na Segurança Pública do Brasil.

Nesta segunda-feira, 28, alunos do 3º Curso de Operações Aéreas (COA), participaram da palestra "A Atividade Aeropolicial na Amazônia e a função do Operador Aerotático Multimissão", proferida pelo tenente-coronel da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal e piloto de helicóptero, Josilei Albino Freitas, um dos idealizadores da expansão da aviação na Segurança Pública do Brasil.
O profissional, que tem 28 anos de carreira na aviação e mais de 9 mil horas de voo, falou sobre missões, técnicas de sobrevivência e contou sobre a experiência que teve ao sofrer um acidente aéreo na Amazônia, mais precisamente no Parque do Tumucumaque, no Amapá.
"Com a palestra, temos o intuito de aprimorar o recurso humano que o Amapá tem para poder estar operando os meios aéreos na Região Amazônica. Pretendo trazer a perspectiva da experiência do acidente que tive aqui, há 1 ano e 8 meses. Demonstrar a importância de estar preparado para se evitar o acidente, de conduzir a aeronave ou tripular a aeronave, e se preparar se o acidente acontecer. Conseguir sair da situação difícil e chegar ao fim da missão, chegar em casa", disse emocionado o piloto.

Na época, uma força-tarefa dos Governos do Amapá e Pará foi montada com as equipes do Grupo Tático Aéreo (GTA) e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp/PA), para resgatar Josilei e mais dois tripulantes da aeronave que prestava serviços para o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e Funai, que caiu na mata fechada.
O tenente-coronel relembra todo o trabalho integrado montado para o resgate dos que estavam na aeronave e a recepção, o cuidado que teve ao chegar em Macapá.
"Eu tenho muita gratidão pelo Amapá, pelo secretário José Neto, o Governo do Estado e todos aqueles do GTA que ombrearam, naquela época, de 16 a 19 de agosto de 2023, para que pudessem nos encontrar. Eu tinha certeza que eu ia ser encontrado, porque é um grupo extremamente especializado e essa turma que vai se formar não vai ser diferente disso, eu acredito", relatou Gonçalves.

O secretário de Segurança Pública, José Neto, enalteceu a oportunidade dos alunos do COA estarem adquirindo um vasto conhecimento sobre operações aéreas na Amazônia, pois várias ações do GTA se destacam nessa região com resgates e ajuda humanitária, além do trabalho ostensivo e operacional que realizam no combate à criminalidade.

"O coronel Gonçalves tem uma experiência enorme, principalmente atuando na Região Amazônica. Ele operou há vários anos no Pará, que tem condições muito semelhantes às nossas, e inclusive ajudou a fundar e estruturar o Graesp de lá. Essa é uma oportunidade única para os alunos, além de enriquecer esse curso em que buscamos preparar nossos profissionais. O Grupamento Tático Aéreo é um grupo multimissões, então tem funções de salvamento, de policiamento, de combate à criminalidade e, sem nenhuma dúvida, tem sido uma das principais ferramentas que a Sejusp tem utilizado para fazer esse enfrentamento aos grupos criminosos", salientou o gestor.
A palestra e todos os ensinamentos fazem parte da nova fase do 3º COA, que agrega instruções teóricas e práticas. Para o coordenador do certame, capitão Waldecy Teles, a palestra é de aprendizado, tanto para os alunos quanto para os integrantes do GTA.

"Estamos realizando uma conversa, uma troca de informações para os alunos, mas não só para os alunos, mas para todos os integrantes do GTA, que trabalham diariamente com as atividades aéreas e principalmente falar sobre a função e importância do operador aerotático dentro das missões. Essa oportunidade enriquece muito o currículo e o processo de formação desses futuros operadores aerotáticos do Amapá", disse Teles.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!