Governo do Amapá leva serviços de saúde para o 'Dia D de Resistência Indígena' em Macapá
Programação nesta sexta-feira, 30, celebrou o Abril Indígena com ações de saúde, culturais e de bem-estar voltadas aos povos originários.

Uma grande ação de valorização cultural marcou o "Dia D de Resistência e Saúde Indígena no Amapá" nesta sexta-feira, 30. A programação reuniu 11 etnias que receberam vários atendimentos disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
Organizada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Amapá e Norte do Pará, a ação ocorreu na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), em Macapá. O momento proporcionou ainda atividades culturais e de lazer, integrando as celebrações do Abril Indígena.

A Coordenação Estadual de Saúde Indígena (Coesi) da Sesa levou consultas médicas e de enfermagem, atendimentos odontológicos, testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites, fisioterapia, apoio psicológico, coleta de exames preventivos (PCCU) e mamografias. Também foram distribuídos kits de higiene bucal e a SVS atualizou a vacina dos participantes.

"Durante todo o mês reforçamos o trabalho que já realizamos ao longo do ano. Essa ação fecha um calendário importante, com a participação de diversos parceiros e uma equipe dedicada de técnicos, enfermeiros e tradutores", ressaltou Amanda Rodrigues, chefe de Enfermagem da Coesi da Sesa.
A valorização da cultura indígena também foi destaque no evento, com exposição e venda de artesanatos tradicionais e acessórios produzidos por artesãos indígenas. Para as crianças, houve atividades de pintura e momentos recreativos.

"Estamos prestando atendimento para 11 povos indígenas. Essa iniciativa celebra o mês dedicado aos povos originários, mas o trabalho é contínuo. Aproveitamos este momento para reunir os serviços em um só local, beneficiando tanto os que vivem na Casai, quanto os que estão de passagem", explicou Simone Karipuna, coordenadora do Dsei Amapá e Norte do Pará.
O Dia D contou ainda com o apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Ministério da Saúde, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Exército Brasileiro, Hospital de Amor, Sesc-AP, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Apoianp), senador Randolfe Rodrigues, Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Indígena (SindCopsi) e outras entidades.
A união dos parceiros reforçou o compromisso com a promoção da saúde, o bem-estar e o respeito à identidade cultural dos povos indígenas do Amapá.


Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!