Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Fundação de Saúde realiza reunião de alinhamento com unidades para reforçar atuação em possíveis casos de Mpox no Amapá

Com registros de casos no Pará, Governo do Amapá mantém vigilância, promove ações de prevenção e campanhas educativas.

Por Redação
01/05/2025 16h50
Encontro ocorreu na sede da Fundação, nesta quarta-feira, 30 de abril

A equipe técnica da Fundação Amapaense de Saúde e os gestores do Anexo do Hospital de Emergência (HE), da Unidade Estadual de Internação (UEI), da UPA Zona Sul e do Hospital Regional de Porto Grande, todos gerenciados pela Fundação, participaram nesta quarta-feira, 30, de uma reunião de alinhamento para definir fluxos e protocolos que possam ser adotados em caso de possíveis ocorrências de Mpox no Amapá.

O encontro ocorreu na sede da Fundação, e teve como objetivo repassar orientações sobre a conduta diante de suspeitas da doença, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Rodrigo Corrêa, diretor assistencial da Fundação de Saúde Amapaense

“Essa reunião de alinhamento teve a finalidade de definir qual protocolo iremos adotar em situações de suspeita de Mpox. Queremos estar preparados e não sermos surpreendidos sem saber como agir. A estratégia que montamos está totalmente baseada nas recomendações do Ministério da Saúde desde 2022, adaptadas à realidade das nossas quatro unidades”, explicou Rodrigo Corrêa, diretor assistencial da Fundação.

Ainda como parte do plano de alinhamento do Governo do Estado, será realizada na próxima segunda-feira, 5, uma palestra ministrada pelo infectologista Dr. Rafael Darwich, com o tema “Monkeypox em foco: o que todo profissional de saúde precisa saber”.

A presidente da Fundação de Saúde, Gisela Cezimbra, destacou a importância da iniciativa.

“Esse alinhamento é fundamental para garantir que todos os gestores e colaboradores estejam capacitados e atualizados, prontos para agir diante de qualquer eventualidade”, frisou a gestora.

Amapá não registrou nenhuma ocorrência de Mpox nos anos de 2023, 2024 e 2025

Sem casos registrados no Amapá

O Governo do Estado informa que, atualmente, não há casos suspeitos, prováveis ou confirmados de Mpox no Amapá. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) esclareceu que o único caso mencionado no Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde refere-se apenas ao domicílio de origem do paciente.

Desde os três casos confirmados em 2022, o Amapá não registrou nenhuma ocorrência de Mpox nos anos de 2023, 2024 e 2025. No entanto, diante de registros da doença no estado vizinho do Pará, a SVS mantém monitoramento contínuo da situação em parceria com os 16 municípios do estado, além de promover ações de prevenção e campanhas educativas para esclarecer a população sobre a doença.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde