Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Governo do Estado lança projeto ‘Passaporte para Vitória’ e beneficia 6 mil crianças com núcleos de futebol nos 16 municípios

Parceria com o Instituto Léo Moura e o mandato do senador Davi Alcolumbre garante formação esportiva, inclusão social e melhor desempenho escolar para crianças e adolescentes amapaenses.

Por Sharlot Sandim
03/05/2025 10h41
Projeto possui investimento de R$ 7,3 milhões oriundos do Tesouro Estadual e articulação do senador Davi Alcolumbre

Na tarde desta sexta-feira, 2 de maio, na Praça Chico Noé, no bairro Laguinho, o governador Clécio Luís lançou o projeto "Passaporte para Vitória" 2025. A iniciativa é uma articulação do senador Davi Alcolumbre, em parceria com o Instituto Léo Moura, e alia educação, esporte e cidadania. O lançamento contou com a presença do ex-jogador Léo Moura, fundador do instituto que leva seu nome.

Com investimento de R$ 7,3 milhões oriundos do Tesouro Estadual, o projeto implanta 20 núcleos de formação esportiva em todos os 16 municípios do Amapá, com quatro localizados em Macapá e dois em Santana. A proposta vai beneficiar 6 mil crianças e adolescentes com aulas de futebol de campo e acompanhamento pedagógico, promovendo o desenvolvimento físico, psicológico e social dos participantes.

Governador Clécio Luís durante lançamento do "Passaporte para Vitória"

“São 6 mil crianças nos 16 municípios do Amapá que recebem da chuteira até a mochila, que custam muito pouco financeiramente para o Estado, mas geram um resultado gigante. Nesse projeto essas crianças e adolescentes podem melhorar a sua vida pessoal, a relação com a família, a relação com a escola e com a sociedade, fora os talentos que podem ser descobertos aqui”, destacou o governador Clécio Luís.

Cada núcleo contará com 12 turmas, organizadas nas categorias Sub-7 a Sub-17, com cerca de 23 alunos por turma. O projeto será executado com profissionais de educação física e pedagogos, capacitados pela metodologia do Instituto Léo Moura, assegurando a qualidade do conteúdo prático e teórico oferecido.

Projeto implanta 20 núcleos de formação esportiva em todos os 16 municípios do Amapá

O senador Davi Alcolumbre, responsável por articular a implantação do projeto no estado, ressaltou a abrangência da ação.

“Quando lutamos para trazer esse projeto ao Amapá, foi com a convicção de que ele pode mudar vidas. Nosso estado é o único onde o 'Passaporte para Vitória' funciona em todos os municípios. O esporte educa, disciplina e gera oportunidades. Parcerias como essa mostram que, juntos, podemos levar esperança a milhares de jovens e suas famílias”, afirmou o senador.

Governador Clécio Luís e senador Davi Alcolumbre durante o lançamento do projeto "Passaporte para a Vitória"
Ex-jogador Léo Moura destaca o poder do esporte como ferramenta de transformação social

Para o ex-jogador e fundador do Instituto, Léo Moura, o projeto é a realização de um sonho.

“É uma alegria imensa ver o Instituto chegar ao Amapá com esse projeto tão especial. Desde o início da minha carreira, sempre acreditei no poder do esporte como ferramenta de inclusão e transformação. O Passaporte para a Vitória é o reflexo desse sonho”, declarou Léo Moura.

O Instituto Léo Moura é uma organização sem fins lucrativos que atua na formulação e execução de projetos sociais com foco na Educação pelo Esporte. Fundado oficialmente em 2016, já alcançou mais de 31 mil beneficiários em diversos estados do país.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!