Governo do Amapá inicia implantação do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente
Oficina do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) marca início das ações estratégicas para fortalecer a assistência hospitalar.

Um marco importante para a saúde estadual, o Governo do Amapá iniciou a implantação do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (NEGESP-AP). Nesta terça-feira, 6, gestores e profissionais da rede hospitalar concluíram uma oficina de dois dias que visa a construção de um plano de ação.
A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com apoio técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A oficina marca a adesão oficial do Amapá ao projeto nacional do Conass, que já percorre 13 estados brasileiros com o objetivo de fortalecer a governança e a qualidade da assistência nos serviços de saúde, com foco na prevenção de riscos e eventos adversos.
A programação contou com a participação de gestores da Sesa, representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), diretores de unidades estaduais de saúde, e equipes dos núcleos de Qualidade, Controle de Infecção, Segurança do Paciente, Educação Permanente e Humanização Hospitalar.

O primeiro dia de oficina, na segunda-feira, 5, incluiu a apresentação do projeto NEGESP, diagnóstico situacional da segurança do paciente, além de oficinas com ferramentas de gestão da qualidade, como Análise de Causa-Raiz (RCA) e o ciclo PDSA (Planejar, Desenvolver, Estudar, Agir).

De acordo com a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Cássia Klein, a implantação do núcleo representa um marco para o cuidado hospitalar no Amapá.
“Estamos implantando uma verdadeira revolução nos nossos hospitais. O Núcleo de Segurança do Paciente atuará como apoio direto às unidades, promovendo ações como cirurgia segura, prevenção de quedas e agilidade no acesso a procedimentos. Com isso, nos aproximamos mais das unidades e, principalmente, dos pacientes”, destacou Cássia.
A assessora técnica do Conass, Carla Ulhoa André, explicou que o NEGESP é um núcleo de governança que apoia decisões estratégicas voltadas à segurança do paciente com base em dados e evidências.

“O projeto ajuda a reduzir riscos, minimizar eventos adversos e desperdícios, tudo para garantir uma assistência segura e de qualidade. Após esta oficina, o núcleo será institucionalizado dentro da Secretaria de Saúde, diretamente no gabinete do secretário, com um comitê consultivo representando todos os departamentos para tomada de decisões estratégicas”, detalhou Carla.
A programação seguiu nesta terça, com a oficina de Planejamento Estratégico, elaboração do plano de ação e definição de prazos, responsáveis e indicadores. A agenda no Amapá encerra com uma reunião entre os gestores de Saúde para apresentação e pactuação do plano de ação.
Para a consultora técnica do Conass, Helaine Capucho, o trabalho é construído respeitando a realidade de cada estado.

“Estamos no 13º estado e cada um tem suas particularidades. O que estamos fazendo aqui é construir, junto com a Secretaria de Saúde do Amapá, um plano que seja aderente à realidade local e que beneficie tanto a gestão quanto a população do SUS”, afirmou.
No Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), o Núcleo da Qualidade Hospitalar já atua com protocolos e padrões operacionais. A responsável técnica, Lara Teles, avalia que a integração com o núcleo estadual fortalece esse trabalho.

“A segurança do paciente conecta todos os setores. Com esse núcleo, conseguimos garantir que os protocolos sejam aplicados corretamente, assegurando uma assistência padronizada e segura dentro do hospital”, explicou Lara.
Com essa adesão, o Amapá avança na construção de um sistema de saúde mais eficaz, humano e seguro, com ações articuladas entre gestão, profissionais de saúde e instituições parceiras.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!