Governo do Amapá lança projeto de aulas de balé para 50 crianças do Habitacional Macapaba
Aula inaugural do projeto aconteceu nesta terça-feira, 6, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Iniciativa é uma ferramenta de inclusão que permite o acesso à cultura, arte e interação social infantil.

O Governo do Amapá realizou nesta terça-feira, 6, a aula inaugural do projeto ‘Ballet na Comunidade’ voltado para crianças do habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá. Inicialmente, 50 crianças de 6 a 10 anos foram inscritas na atividade, que é uma ferramenta de inclusão que permite o acesso à cultura, arte e interação social infantil.
As duas turmas receberão aulas nas terças e quintas-feiras, em uma sala cedida no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) da comunidade. A coordenadora do Macapaba, Gleice Barbosa, explicou que a iniciativa é uma forma de oportunizar e estimular sonhos de crianças em vulnerabilidade social.

“Esse projeto do Governo do Amapá vem para dar oportunidade e mudar vidas dentro da comunidade do habitacional, porque é por meio da arte, da dança e acesso à cultura que essas crianças podem construir sonhos e mudar suas realidades. Muitos pais estão felizes, já temos até cadastro reserva para os demais que querem inscrever seus filhos nesta iniciativa de sucesso”, destacou Gleice.
O projeto foi pensado como uma forma de transformação social para os pequenos, que além do aprendizado, são estimulados ao desenvolvimento físico, emocional, social e o contato com expressões artísticas.

“É uma ótima oportunidade para nossas filhas, porque é uma forma de tirar nossas crianças da rua e ver o desenvolvimento e o conhecimento adquirido. É muito difícil ter acesso a essas atividades, e minha filha, Vânia, tinha muita vontade de participar, então, quando veio esse projeto nós aproveitamos”, comemorou a auxiliar de serviços gerais, Patrícia Ramos.
Durante a aula inaugural, as crianças receberam o kit de bailarina infantil, fizeram a primeira demonstração de dança ensinadas pela professora e, após as apresentações, receberam lanches.
“Quando eu crescer, quero ser médica, mas agora me sinto muito bem porque é a primeira vez que temos aulas de balé aqui no Macapaba, e além de mim, as outras meninas podem aproveitar. Eu gostei muito desse projeto porque sempre tive vontade de fazer aulas de balé, mas nunca tivemos oportunidade”, comentou a estudante Marina Gabriely, de 8 anos.

A realização do projeto integra o programa Minha Casa, Minha Vida, e está sob coordenação das equipes do Plantão Social da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), em parceria com a empresa Híbrida e Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!