‘Consegui resolver tudo o que precisava’, diz agricultor durante ação integrada do Governo do Amapá, em Ferreira Gomes
O agricultor, Patrick Cardoso, deficiente auditivo, morador do Assentamento Ferreirinha, aproveitou a ação de atendimento rural e serviços ambientais.

Empenhado em fortalecer a base da cadeia produtiva do estado, ações integradas do Governo do Amapá com órgãos federais vêm percorrendo os municípios levando atendimentos para todos os públicos, principalmente pessoas do campo. Até esta sexta-feira, 9, os serviços da Caravana de Atendimento Rural, estão sendo ofertados em Ferreira Gomes. A iniciativa impulsiona não só o desenvolvimento sustentável, mas também promove a inclusão social de agricultores portadores de deficiência.
O agricultor Patrick Cardoso, de 44 anos, que tem deficiência auditiva e de fala, morador do Assentamento Ferreirinha, afirma que é a primeira vez que ele participa de uma ação em que consegue resolver tudo em um só lugar.

“Essa é uma ação muito boa com oportunidades para todos que precisam de atendimento. É a primeira vez que temos uma ação deste porte, com vários serviços, em que a gente resolve tudo em um só lugar, isso facilita a vida da gente. Fui muito bem atendido e consegui resolver tudo o que precisava, regularização do meu cadastro ambiental rural, licenciamento, inscrição, fiz muita coisa”, comemorou satisfeito.
Patrick Cardoso, faz parte da agricultura familiar, exemplo de inclusão e sustentabilidade rural, ele trabalha com a plantação e cultivo de frutas e hortaliças, como abacaxi, pupunha, produção de farinha, manejo de açaí e outros. Ele afirma que a deficiência é um detalhe que não o impede de trabalhar e contribuir com a natureza.


“As ações itinerantes e integradas como a Caravana de Atendimento Rural realizada pelo Governo do Amapá refletem inúmeros resultados positivos de todo um trabalho conjunto em que o pequeno agricultor está acessando os programas e serviços ambientais voltados para práticas sustentáveis e melhor qualidade de vida”, ressaltou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça.
Entre os serviços que estão sendo ofertados na "Caravana Rural", a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), está oferecendo a regularização e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), inscrição e pagamento do Programa Floresta Amazônia, que remunera os agricultores que preservam a vegetação nativa, sem desmatar ajudando a manter a floresta em pé.

“O mutirão de atendimento tem sido de extrema importância para execução de políticas públicas ambientais destinadas para o pequeno agricultor. A regularização do CAR, carro chefe das ações, é a porta de entrada dos agricultores aos programas que fortalecem e impulsionam a cadeia produtiva e o desenvolvimento sustentável”, enfatizou Igor Lemes, coordenador de Articulação Institucional e Analista Ambiental da Sema.
A ação de atendimento rural reflete o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a agricultura familiar. Além de garantir e viabilizar para os produtores, progresso, melhor qualidade de vida e políticas públicas que promovam um modelo de desenvolvimento sustentável inclusivo do ponto de vista social e econômico no Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!