Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL

‘É o momento de entender o nosso papel dentro da escola’, diz monitora escolar durante formação realizada pelo Governo do Amapá

Evento buscou aprimorar práticas pedagógicas de 33 profissionais que atuam em escolas de tempo integral da rede estadual.

Por Joyce Batista
08/05/2025 16h30
Monitora da Escola Estadual Coaracy Nunes, Jéssica Thaís

Com o objetivo de capacitar os 33 novos profissionais contratados pelo "Programa Bolsa Monitoria" para atuação em escolas de tempo integral da rede estadual de ensino, o Governo do Amapá realizou uma formação de aprimoramento, nesta quinta-feira, 8, no Auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá.

Durante o evento, todos receberam um guia de orientações pedagógicas e debateram sobre atividades culturais, sociais, científicas, esportivas e tecnológicas para o melhor desenvolvimento dos estudantes e participaram de dinâmicas. Estiveram presentes monitores e diretores de escolas estaduais de Macapá, Santana, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Pracuúba, Porto Grande, Cutias do Araguari e Ferreira Gomes.

Governo do Amapá realizou formação para 33 profissionais das escolas em tempo integral

Para a monitora da Escola Estadual Coaracy Nunes, Jéssica Thaís, o apoio técnico ofertado pelo Governo do Estado traz mais segurança para o trabalho, pois ensina as diretrizes e práticas já adotadas pela rede e ainda incentiva os profissionais a colaborarem através de suas áreas.

“A gente já está na escola desde março e tem sido uma experiência muito importante, tanto para mim quanto para os outros monitores, porque é o nosso primeiro contato com a prática docente fora do ambiente do estágio. Estamos recebendo esse suporte para que a nossa prática docente seja bem baseada, feita com qualidade, num espaço legal.  Essa formação de hoje é o momento de entender qual o nosso papel dentro da escola, porque ainda nos faltava um embasamento técnico do que a gente tem que fazer”, explicou Jéssica.

A formação também se mostrou importante para a monitora da Escola Estadual Esther da Silva Virgolino, Beatriz Oliveira, que atua na área da educação e sustentabilidade com alunos do ensino fundamental. Para ela, a primeira experiência com o ensino em tempo integral está sendo enriquecedor, e a capacitação veio para somar.

Monitora da Escola Esther da Silva Virgolino, Beatriz Oliveira

“Estou aprendendo como funciona, fomos bem recebidos, são ótimos alunos e a gente vê que eles querem muito estudar e aprender. Estamos atuando juntos na revitalização da horta e, como sou de geografia, estou trabalhando solo, clima e vegetação com eles. Então, essa formação aqui hoje ajuda a estarmos mais preparados para lidar com eles, nos comunicar melhor. É um reforço para a nossa atuação”, diz Beatriz.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação