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EDUCAÇÃO HÍBRIDA E TECNOLÓGICA

Governo do Amapá capacita 20 professores do ensino médio em educação híbrida no Centro de Inovação de Educação, em Macapá

Capacitação segue até agosto, e envolve produção de roteiros, gravação e edição de videoaulas com uso de tecnologias educacionais.

Por Breno Pantoja
09/05/2025 11h21
O encontro foi realizado no Centro de Inovação da Educação, em Macapá, e contou com a participação de 20 docentes

Professores do ensino médio da rede estadual participaram, nesta quinta-feira, 8, da primeira etapa presencial da formação em educação híbrida promovida pela Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), em parceria com o Governo do Amapá. O encontro foi realizado no Centro de Inovação da Educação, em Macapá, e contou com a participação de 20 docentes nesta fase. Ao todo, 40 professores participam da formação.

A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), integra uma série de ações iniciadas em março, que incluem encontros síncronos, lives e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O objetivo é transformar os professores em multiplicadores de metodologias inovadoras, com foco na produção de roteiros, gravação e edição de videoaulas, uso de recursos digitais e ampliação das possibilidades de ensino além da sala de aula tradicional.

Formação ocorre em um ambiente moderno e equipado
André Camilo, gerente do Núcleo de Tecnologia da Seed

“Hoje os professores vão poder emergir dentro das tecnologias educacionais pautadas na produção de videoaulas. A ideia é que se tornem protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Com o conteúdo gravado, o aluno pode acessar de casa, do trabalho, do ônibus, é uma extensão da escola”, explicou André Camilo, gerente do Núcleo de Tecnologia da Seed.

A formação ocorre em um ambiente moderno e equipado, são três estúdios com câmeras automáticas e ilhas de edição, além de um laboratório de criação. A previsão é que todas as etapas do curso sejam concluídas até agosto. Posteriormente, os estúdios estarão disponíveis para os professores da rede estadual, mediante agendamento.

Bianca Santos Bento da Silva, professora mediadora da RIEH

“Esse momento presencial é o fechamento de todo um processo formativo. Os professores escreveram roteiros, participam de oficinas e gravam conteúdos em diversos formatos, como podcasts, dramatizações e vídeos educativos. Eles estão sendo extremamente protagonistas”, destacou Bianca Santos Bento da Silva, professora mediadora da RIEH.

A ação contempla educadores de todo estado e cidades do interior. Para muitos, o curso trouxe reconhecimento de práticas já existentes em sala de aula, agora com base teórica e apoio técnico.

“Percebi que já utilizava elementos da educação híbrida, mas agora compreendo melhor o conceito e posso melhorar minha prática. A troca de experiências aqui é muito rica. Vou aplicar com certeza nas minhas aulas de arte e compartilhar com outros colegas”, afirmou Maria do Carmo, professora da Escola Estadual Professor Silvio Elito de Lima Santos, no município de Calçoene.

Maria do Carmo, professora da Escola Estadual Professor Silvio Elito de Lima Santos, no município de Calçoene

A próxima etapa envolve a organização de um cronograma para uso dos estúdios pelos professores formados, além do aprofundamento da edição dos materiais produzidos. A formação é parte da política de fortalecimento da educação híbrida no Amapá, promovendo inovação, protagonismo docente e ampliação do acesso ao conhecimento por meio da tecnologia.

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ÁREA: Educação