Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÕES CONTÍNUAS

Mutirão do Governo do Amapá atende 300 agricultores afetados pela praga da mandioca com crédito rural kits de alimentos

Ação ocorreu no município de Amapá com atendimentos nas comunidades Montanha da Pluma, Água Branca, Base Aérea, Carrapeta, Amapá Grande dos Miras, Cajueira, além dos Projetos de Assentamento Piquiá do Amapá e Cruzeiro.

Por Cristiane Mareco
17/05/2025 09h30
300 kits de alimentos foram distribuídos para famílias no município de Amapá

Mais de 500 famílias afetadas pela praga da mandioca, a Vassoura de Bruxa, foram beneficiadas com atendimentos, serviços e entrega de 300 kits de alimentos durante o mutirão de Crédito Rural promovido pelo Governo do Estado no município de Amapá. 

A programação ocorreu no Ginásio Jânio Ubirajara, reunindo produtores rurais, autoridades e instituições parceiras. A ação agregou serviços como emissão de CAF (Cadastro do Agricultor Familiar) e Micro Crédito Rural (Pronaf B) para às comunidades Montanha da Pluma, Água Branca, Base Aérea, Carrapeta, Amapá Grande dos Miras, Cajueira, além dos Projetos de Assentamento Piquiá do Amapá e Cruzeiro; todos afetados pela crise fitossanitária.

Diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael (camisa escura), entrega kit de alimentos para agricultor

O diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael, reforçou o compromisso com o fortalecimento do setor rural, ressaltando que os mutirões de crédito, assim como as Caravanas de Atendimento Rural, facilitam o acesso do agricultor aos serviços essenciais. 

“Hoje atendemos mais de 300 pessoas, o que mostra que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é possibilitar o crescimento do produtor rural e fortalecer a economia do estado”, pontuou o diretor-presidente.

A iniciativa, realizada durante o feriado de Cabralzinho, na quinta-feira, 15, foi coordenada pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap) em conjunto com as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e Assistência Social (Seas). Participaram ainda as Secretarias de Turismo (Setur), Bem-Estar Animal, Pesca e Aquicultura (SEPAq), além da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Diagro), Banco da Amazônia (Basa), Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Amapá.

Ação reuniu 500 famílias afetadas pela praga da mandioca

Além das medidas de apoio aos agricultores, com kits de alimentos e serviços voltados para o fomento da agricultura familiar como o crédito rural, o Governo do Amapá também atua no combate à praga da mandioca garantido mais investimentos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e na aquisição de sementes e mudas de outras culturas agroalimentares para atender os agricultores afetados pela crise fitossanitária da mandiocultura, até que as pesquisas para identificação de novas variedades de mandioca resistentes à praga apresentem resultados.

Para a agricultora Daniela Brito, do Projeto de Assentamento Piquiá, a ação representa um novo começo. “Tenho 30 hectares prontos para cultivo e, com o apoio do Rurap, vou iniciar o plantio de abacaxi. Já imagino tudo cheio de frutas”, contou entusiasmada.

A secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, enfatizou o caráter emergencial da ação. “Estamos enfrentando um período de cheias que afeta a pesca, somado aos impactos da Vassoura-de-Bruxa. Por determinação do governador Clécio, ações emergenciais estão sendo levadas a toda a extensão rural do estado”, reforçou a secretária.

A ação agregou serviços como emissão de CAF (Cadastro do Agricultor Familiar) e Micro Crédito Rural (Pronaf B) 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!