Emoção e gratidão marcam famílias no aniversário de 1 ano do Residencial Vila dos Oliveiras em Macapá
Neste sábado, 17, a programação começou com a apresentação da guarda-florestal, corte do bolo e inauguração da Escola Estadual José Antônio da Silva e entrega de kits de alimentos.

Para comemorar junto aos moradores o aniversário de 1 ano do Residencial Vila dos Oliveiras, na Zona Sul de Macapá, o Governo do Amapá realizou neste sábado, 17, uma programação que celebra não apenas a conquista por um espaço, mas a garantia da vida digna de 512 famílias. Pela manhã, ocorreu a apresentação da guarda-florestal, corte do bolo e inauguração da Escola Estadual José Antônio da Silva, a 21ª da atual gestão.
Além de um novo espaço estruturado para a educação básica e fundamental I, também houve a distribuição de 600 kits de alimentos do programa “Amapá Sem Fome” e entrega de kits de higiene bucal. A celebração emocionou moradores que expressaram palavras de agradecimento pela moradia que mudou a realidade de muitas famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social às margens do rio Amazonas, no Aturiá.


“É gratidão, é um sonho realizado, muitos anos esperando e agora vivemos uma realidade totalmente diferente, eu não imaginava. Para falar a verdade, não imaginava que iria conseguir ter uma casa porque eu morava em uma área periférica, numa ponte, uma situação horrível, e hoje, todo dia, quando eu acordo, abro a janela, vejo que é emocionante ter um lar digno”, relatou a moradora Aldilene Souza, de 45 anos.
O festejo, que possibilita a alegria e o fortalecimento dos laços comunitários, também marca a construção do sentimento de pertencimento e cuidado com o espaço. Na ocasião, a secretária de Habitação, Mônica Dias, reforçou o compromisso da gestão com a política de habitação do Governo do Estado.

“Temos aqui no Vila dos Oliveiras 90% de famílias originárias que estão desde o início da entrega, e isso é gratificante porque vemos que as pessoas construíram o sentimento de pertencimento nesse espaço. Hoje, mais que um aniversário, estamos celebrando junto às famílias a mudança de vida. O governador Clécio Luís sempre diz que ele não entregou apenas prédios, mas sim dignidade. Então, estamos felizes porque o Governo do Estado cumpre esse compromisso de entregar o bem-estar social a essas 512 famílias e as de tantas outras dos demais habitacionais de Macapá”, destacou Mônica Dias.

Além disso, a secretária também evidenciou que o residencial tem uma equipe multiprofissional do Plantão Social composta por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e técnicos administrativos que exercem um papel fundamental de suporte à comunidade.

"É uma felicidade muito grande morar aqui, melhorou 100% nossa vida, porque antes morávamos em uma casa bem velhinha, caindo as paredes, agora tenho um lar bem organizado, é muita emoção, só tenho a agradecer ao Governo do Estado por ter nos dado atenção e suporte nessa trajetória, agora me sinto pertencente a esse lugar, só gratidão. Me sinto mais feliz ainda em saber que minha filha de 4 anos vai ter uma escola para estudar bem perto", relatou Maiara Oliveira, de 34 anos.

O evento seguiu pela tarde com feiras empreendedoras de comidas típicas e de artesanatos, torneio de futebol, apresentações culturais do habitacional, shows gospel, e à noite, para encerrar, haverá apresentação da cantora amapaense Suellen Braga.
A programação, que finaliza às 21h, está sob coordenação da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), com apoio das secretarias de Educação (Seed), Saúde (Sesa) e Desporto e Lazer (Sedel).
Política habitacional
Em dois anos da atual gestão, cerca de 1,8 mil moradias foram construídas e entregues para a população amapaense. Em dezembro de 2023, mil unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, foram entregues nas etapas 3 e 4 do Conjunto Miracema, na Zona Norte de Macapá. No ano seguinte, foram entregues as 512 unidades do Vila dos Oliveiras e, em fevereiro de 2025, mais de 280 lares também foram entregues no novo Residencial Nelson dos Anjos, no bairro Congós, Zona Sul da capital.
Infraestrutura
O Residencial Vila dos Oliveiras foi o segundo habitacional entregue pelo Governo do Estado em menos de 1 ano e meio. O espaço conta com uma escola/creche, com capacidade para 60 alunos na modalidade de Ensino Integral e 120 na modalidade de turnos.
Além disso, foi o primeiro de Macapá a possuir uma quadra poliesportiva coberta e quadra de areia, sendo o segundo o Habitacional Nelson dos Anjos. O espaço também possui academia ao ar livre e uma área de espaço de brincadeiras para as crianças.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!