Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE INDÍGENA

Governo do Amapá promove 1º Workshop Estadual de Saúde Indígena para fortalecer políticas públicas no estado

Evento será no dia 28 de maio, em Pedra Branca do Amapari, e discutirá a criação do primeiro Plano Estadual de Saúde voltados aos povos originários.

Por Júnior Nery
22/05/2025 08h00
Encontro vai fortalecer as políticas públicas de atenção à saúde dos povos indígenas no Amapá

Para fortalecer as políticas públicas voltadas aos povos originários no estado, o Governo do Amapá realizará no dia 28 de maio, o 1º Workshop Estadual de Saúde Indígena. O evento acontecerá no Centro de Convenções Municipal de Pedra Branca do Amapari, das 8h às 17h, reunindo profissionais da saúde, lideranças indígenas, representantes institucionais e convidados.

O encontro visa a construção do primeiro Plano Estadual de Saúde Indígena, uma iniciativa inédita que busca integrar as ações de saúde de forma contínua e estruturada, respeitando as especificidades culturais e territoriais das comunidades indígenas.

Alessandra Macial, coordenadora de Saúde Indígena da Secretaria de Saúde do Amapá

Para a coordenadora de Saúde Indígena (Coesi) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Alessandra Macial, a programação representa um momento decisivo e histórico para os povos tradicionais do Amapá. 

"A construção do Plano Estadual de Saúde Indígena é um marco para o Amapá. Estamos unindo esforços para garantir que os povos indígenas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, respeitando suas culturas e tradições. Este fórum é um passo fundamental nesse processo", ressalta a coordenadora.

A programação conta com palestras, rodas de conversas e planejamento estratégico que servirá como subsídio para a elaboração do documento-base do Plano Estadual de Saúde Indígena, respeitando os princípios da equidade, da interculturalidade e da territorialização, consolidando o compromisso do Governo do Amapá com a saúde dos povos indígenas.

1º Workshop Estadual de Saúde Indígena será no dia 28 de maio, em Pedra Branca do Amapari

Saúde indígena

Em agosto de 2024, a 'Operação Opuka' realizou mais de 2 mil atendimentos na aldeia Aramirã

A atual gestão do Governo do Amapá tem intensificado ações voltadas à saúde indígena. Em agosto de 2024, a "Operação Opuka" realizou mais de 2 mil atendimentos e distribuiu cerca de 3,5 mil medicamentos na aldeia Aramirã, território Wajãpi, em Pedra Branca do Amapari. A ação contou com serviços de saúde bucal, clínica médica, apoio ao diagnóstico e exames laboratoriais, além de acolhimento de enfermagem. 

A programa "Mais Sorrisos" em parceria com a ONG Doutores da Amazônia e outras instituições, levou serviços odontológicos e médicos especializados para a mesma região, beneficiando os indígenas Wajãpi. A ação contou com a participação de 40 profissionais de saúde voluntários, oferecendo atendimentos em odontologia, oftalmologia, pediatria e clínica geral, além de exames.

Confira a programação do 1º Workshop Estadual de Saúde Indígena: 

  • 8h - Credenciamento;
  • 9h - Abertura com autoridades locais, lideranças indígenas e gestores de saúde;
  • 10h – Palestra: "Cenário Atual da População Indígena Wajãpi: acesso aos serviços e funcionamento da Rede de Atendimento em Saúde – um panorama com base em dados atuais", com Diego Leão, enfermeiro do Centro de Referência de Doenças Tropicais (CRDT);
  • 10h30 – Palestra: "Construindo Pontes: o papel da Coesi na Atenção à Saúde dos Povos Indígenas" com Amanda Rodrigues, enfermeira do Coesi;  
  • 11h – Palestra: "Desafios e Avanços na Assistência à Saúde Indígena no Âmbito do DSEI na região Wajãpi" com Hélida Boni, enfermeira e responsável técnica do Polo Base Aramirã do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei Amapá);
  • 11h30 – Momento de perguntas e respostas com os palestrantes;
  • 12h – Intervalo para almoço;
  • 14h às 17h – Roda de conversa e planejamento estratégico: atividade participativa voltada à elaboração de propostas que subsidiarão o Plano Estadual de Saúde Indígena, com ênfase nas especificidades da região central do Amapá. Este momento será organizado em dois eixos temáticos:
    - EIXO 1: Segmento Gestão: fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde, comunicação entre unidades e definição de linhas de cuidado.
    - EIXO 2 – Segmento Usuário: participação indígena na construção das políticas de saúde, ações de promoção e prevenção com base nos saberes tradicionais e nas culturas locais.  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde