Em quatro dias, Governo do Amapá realiza 210 atendimentos para emissão e atualização do Cadastro Ambiental Rural, em Porto Grande
Ação faz parte da Caravana de Atendimento Rural, que possibilita a regularização fundiária e o acesso a programas de crédito.

Manter em dia a regularização da atividade agrícola das propriedades é uma preocupação dos agricultores, e o Governo do Amapá incentiva e fortalece a agricultura familiar levando acesso aos serviços do segmento. Até a quinta-feira, 21, durante a Caravana de Atendimento Rural realizada em Porto Grande, foram registrados 210 atendimentos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento que dá acesso à regularização fundiária, programas e crédito rural.
Os atendimentos contemplam os assentamentos de Nova Colina, Nova Canaã, Manoel Jacinto e Munguba, além das comunidades do Matapi, Cupixi, Peixe-boi, São Joaquim e arredores.

Para o agricultor José Barros, de 66 anos, da comunidade de São Joaquim, que fez a regularização do CAR, a ação beneficiou diretamente sua propriedade, garantindo a expansão dos negócios na produção de polpas de frutas.
"Há cinco anos que eu tentava emitir o meu CAR, e hoje deu tudo certo. Agora vou poder aumentar o plantio e investir no beneficiamento e produção de polpas de frutas, inclusive de açaí, que é um mercado crescente e promissor para nós, agricultores", celebrou José.

No Amapá, a agricultura familiar é uma importante fonte de emprego e renda. Atualmente, o estado possui 15 mil Cadastros Ambientais Rurais no banco de dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
"O Governo do Estado vem avançando no número de Cadastros Ambientais Rurais, uma política ambiental essencial para a agricultura familiar. A parceria nas ações que chegam às comunidades otimizou esse acesso de valorização do campo e dos produtores locais", pontuou o secretário de Estado do Meio Ambiente em exercício, Cássio Lemos.
A família de Lucinda Santos, do sítio Boa Esperança, faz parte de uma das sete comunidades rurais de Porto Grande que se dedicam à agricultura, produzindo mais de 50 tipos de insumos como mel, açaí, milho, pupunha, cupuaçu, macaxeira, abóbora e hortaliças em geral.
"Essa ação que veio até nós, é uma oportunidade única para quem precisa e não tem condições financeiras para custear despesas, aqui é tudo muito rápido, esclarecedor e somos bem atendidos. Hoje toda a minha família conseguiu fazer a regularização do CAR e se inscrever no programa Floresta+. A gente regulariza e ganha oportunidade de investir cuidando do que é nosso e da natureza", declarou Lucinda.

A ação de atendimento rural reflete o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a agricultura familiar. Além de garantir e viabilizar para os produtores, políticas públicas que promovam um modelo de desenvolvimento sustentável inclusivo do ponto de vista social e econômico no Amapá.
"Integrar o Floresta+ à Caravana de Atendimento Rural potencializa ainda mais esse alcance, aproximando o projeto das comunidades e levando informação, oportunidade e valorização de quem protege a floresta", destacou o coordenador local do Projeto Floresta+Amazônia, Alan Góes.

Floresta+Amazônia
O Programa Floresta+Amazônia garante remuneração financeira a agricultores familiares pela preservação da vegetação nativa. A medida é uma iniciativa que valoriza o pequeno agricultor financiada pelo Fundo Verde para o Clima (GCF), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Ação integrada
Participam da ação conjunta as Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema); da Pesca (Sepaq); de Desenvolvimento Rural (SDR); o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro); a Agência de Fomento Amapá (Afap); o Instituto de Terras do Estado do Amapá (Amapá Terras); o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); o Banco da Amazônia (Basa); Caixa Econômica Federal e a CEA Equatorial.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!