Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO FEMININA

Governo do Amapá lança edital do Programa Mulheres Inovadores para fortalecer o empreendedorismo feminino na Amazônia

Serão selecionadas 10 startups, sendo 5 em estágio de ideação ou validação e 5 em estágios mais avançados de tração e escala, somando 50 empresas na região.

Por Flávio Sousa
23/05/2025 12h30
As startups selecionadas vão participar de 12 semanas de aceleração, com mentores e palestras das iniciativas pública e privada

No segundo dia do Inova Amazônia Summit, nesta quinta-feira, 22, o Governo do Estado lançou o edital do Programa Mulheres Inovadoras. O anúncio aconteceu durante o maior evento de bioeconomia da Região Norte, pré-COP30, sediado no Amapá. A iniciativa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e fortalecer negócios liderados por mulheres que desenvolvem soluções inovadoras e sustentáveis voltadas para a realidade da Amazônia Legal.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO

O novo edital foi apresentado ao público feminino, com informações sobre as inscrições, critérios de participação, etapas de seleção e os benefícios oferecidos às empreendedoras selecionadas, como capacitação, mentorias especializadas e apoio financeiro.

Secretária adjunta da Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Evelyn Auzier

A proposta é fomentar projetos que valorizem os recursos naturais da região, gerando impacto positivo tanto no meio ambiente quanto na economia local.

“O programa tem como objetivo incentivar mulheres no empreendedorismo e fortalecer negócios liderados por mulheres”, ressaltou a secretária adjunta de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Evelyn Auzier.

Analista de Projetos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Vinício Gaudino

O analista de Projetos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Vinício Galdino, conta que o "Mulheres Inovadoras" surgiu em 2021 para procurar e acelerar empreendimentos e reforça o compromisso com a promoção da diversidade e do protagonismo feminino na construção de um futuro mais verde, inclusivo e inovador.

“Identificamos que existe um percentual muito pequeno de startups feitas por mulheres, principalmente na Região Norte, inclusive no Amapá. A nossa intenção é estimular o empreendedorismo feminino”, pontuou Vinícius Galdino.

Nesta edição, serão selecionados 10 startups de cada região do país, sendo cinco em estágio de ideação ou validação e cinco em estágios mais avançados de tração e escala, somando 50 empresas, para 12 semanas de aceleração com uma equipe de mentores e palestrantes das iniciativas pública e privada.

A iniciativa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e fortalecer negócios liderados por mulheres

Ao final, todas se apresentam para uma Banca de Avaliação Regional. Aquelas que cumprirem todo o processo de forma satisfatória receberão um prêmio de R$ 52 mil para usar em seu negócio, mas uma de cada região e de cada etapa será escolhida pela Banca para receber um prêmio diferenciado, no valor de R$ 100 mil.

O Programa Mulheres Inovadoras é uma iniciativa realizada em parceria pelo Governo do Amapá, sob coordenação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação Paulo Feitoza (FPFTech), unindo esforços para promover a inovação e o protagonismo feminino na bioeconomia da Amazônia Legal.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!