Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORGULHO NERD

Escola Gabriel de Almeida Café celebra 'Dia do Orgulho Nerd' com programação voltada à ciência, cultura e tecnologia para 250 alunos

Palestras com ex-estudantes que hoje são referências na área tecnológica, minicursos, cosplay e jogos digitais marcaram o evento inédito na instituição.

Por Breno Pantoja
27/05/2025 14h01
Evento reuniu 250 estudantes para celebrar a cultura nerd e as ciências e tecnologias como método de transformação social

Em celebração ao Dia do Orgulho Nerd, comemorado mundialmente em 25 de maio, a Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, em Macapá, realizou pela primeira vez nesta segunda-feira, 26, uma programação especial voltada ao universo da ciência, tecnologia e cultura pop. A programação reuniu cerca de 250 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco no protagonismo dos alunos e no incentivo às carreiras tecnológicas.

A iniciativa foi idealizada pelo professor de informática Ivson Viana, que destacou a importância de fomentar a cultura nerd no ambiente escolar como forma de despertar o interesse dos jovens pela ciência, pela matemática, pelas linguagens e pela resolução de problemas.

“A ideia é mostrar que ser nerd é algo positivo, que contribui com o crescimento pessoal e profissional. É estimular o prazer de estudar e se preparar para o futuro, especialmente com o avanço da inteligência artificial”, ressaltou Ivson.

O professor de Informática e organizador do evento, Ivson Viana

A programação contou com a presença de dois ex-alunos da unidade escolar, que hoje são referências no setor tecnológico do Amapá: Genner de Lima Moreira, atual secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), e o professor Marco Antônio Leal, coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Ambos palestraram sobre suas trajetórias e o impacto da cultura nerd em suas formações profissionais.

“É um orgulho imenso voltar e compartilhar um pouco da minha trajetória com os alunos. Aqui eu dei meus primeiros passos na área da computação. Mostrar que é possível sonhar e conquistar uma carreira sólida é essencial para motivá-los”, declarou Genner.

Genner de Lima Moreira, atual secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP)

O professor Marco Antônio Leal, coordenador do curso de Ciência da Computação da Unifap contou que despertou interesse pela ciência e tecnologia ainda na infância, ele relembrou seu envolvimento precoce com a programação e destacou como a cultura nerd moldou seus interesses e sua vida profissional.

 “O nerd é aquele que tem paixão por aprender e se aprofunda em temas que ama. Transformar esse interesse em uma carreira é o que queremos inspirar nos nossos alunos”, afirmou o professor.

O coordenador do curso de Ciência da Computação da Unifap, Marco Antônio

Além das palestras, os alunos participaram de minicursos de linguagem Python com foco em inteligência artificial, rodas de conversa, exibição de animes, sorteios, jogos digitais como Just Dance, e um desfile cosplay com premiação. A aluna Amanda Gabriella, de 17 anos, do bairro Laguinho, elogiou a iniciativa.

“É uma aventura se envolver com algo novo. Me interessei muito pelos jogos e minicursos, quero aprender mais”, contou a estudante empolgada.

Aluna Amanda Gabriella, de 17 anos, do bairro Laguinho

Já o estudante do EJA, Bruno Luan, 19 anos, destacou a importância dos cosplay e relembrou da infância quando assistia o anime Naruto e destacou a relação da tecnologia com o desenvolvimento pessoal e acadêmico.

O evento contou ainda com música ao vivo, interpretada por Nildo Silva, aluno do EJA de 46 anos, que completou a festa. A solenidade foi aberto à comunidade escolar e às famílias dos estudantes, promovendo integração, criatividade e estímulo à educação tecnológica. A iniciativa é fundamental para preparar os jovens para os desafios do futuro e aproximá-los de temas contemporâneos por meio da cultura.

O estudante da EJA, Bruno Luan, de 19 anos

Dia do Orgulho Nerd

Inicialmente, o dia ficou conhecido como “Dia da Toalha”, criado em 2001 em homenagem ao escritor britânico, dramaturgo e roteirista de ficção científica, Douglas Adams, autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, que faleceu no dia 11 de maio daquele ano. Na saga, a toalha é considerada um item essencial para todo mochileiro espacial e acabou se tornando símbolo de identidade e pertencimento para os fãs.

Já o nome “Dia do Orgulho Nerd” surgiu na Espanha em 2006, em referência à estreia do clássico “Star Wars: Uma Nova Esperança”, lançado em 25 de maio de 1977. O filme virou um marco da cultura pop, conquistando fãs no mundo inteiro.

Embora tenham suas origens em obras diferentes, as duas comemorações acabaram coincidindo em uma única data. E ao invés de causar rivalidade entre os fãs, essa coincidência uniu ainda mais a comunidade nerd, que passou a celebrar em conjunto seu amor por histórias fantásticas, ciência, games e tecnologia.

Palestras foram importantes para abordar a ciência e tecnologia atrelada com a cultura nerd
A programação contou com oficinas de Python
Momento de nostalgia e de aproximação dos alunos com a infância e memórias
Just Dance foi uns dos destinos mais procurados da solenidade
Nildo Silva, aluno do EJA de 46 anos, completou a festa

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação