Escola Gabriel de Almeida Café celebra 'Dia do Orgulho Nerd' com programação voltada à ciência, cultura e tecnologia para 250 alunos
Palestras com ex-estudantes que hoje são referências na área tecnológica, minicursos, cosplay e jogos digitais marcaram o evento inédito na instituição.

Em celebração ao Dia do Orgulho Nerd, comemorado mundialmente em 25 de maio, a Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, em Macapá, realizou pela primeira vez nesta segunda-feira, 26, uma programação especial voltada ao universo da ciência, tecnologia e cultura pop. A programação reuniu cerca de 250 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco no protagonismo dos alunos e no incentivo às carreiras tecnológicas.
A iniciativa foi idealizada pelo professor de informática Ivson Viana, que destacou a importância de fomentar a cultura nerd no ambiente escolar como forma de despertar o interesse dos jovens pela ciência, pela matemática, pelas linguagens e pela resolução de problemas.
“A ideia é mostrar que ser nerd é algo positivo, que contribui com o crescimento pessoal e profissional. É estimular o prazer de estudar e se preparar para o futuro, especialmente com o avanço da inteligência artificial”, ressaltou Ivson.

A programação contou com a presença de dois ex-alunos da unidade escolar, que hoje são referências no setor tecnológico do Amapá: Genner de Lima Moreira, atual secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), e o professor Marco Antônio Leal, coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Ambos palestraram sobre suas trajetórias e o impacto da cultura nerd em suas formações profissionais.
“É um orgulho imenso voltar e compartilhar um pouco da minha trajetória com os alunos. Aqui eu dei meus primeiros passos na área da computação. Mostrar que é possível sonhar e conquistar uma carreira sólida é essencial para motivá-los”, declarou Genner.

O professor Marco Antônio Leal, coordenador do curso de Ciência da Computação da Unifap contou que despertou interesse pela ciência e tecnologia ainda na infância, ele relembrou seu envolvimento precoce com a programação e destacou como a cultura nerd moldou seus interesses e sua vida profissional.
“O nerd é aquele que tem paixão por aprender e se aprofunda em temas que ama. Transformar esse interesse em uma carreira é o que queremos inspirar nos nossos alunos”, afirmou o professor.

Além das palestras, os alunos participaram de minicursos de linguagem Python com foco em inteligência artificial, rodas de conversa, exibição de animes, sorteios, jogos digitais como Just Dance, e um desfile cosplay com premiação. A aluna Amanda Gabriella, de 17 anos, do bairro Laguinho, elogiou a iniciativa.
“É uma aventura se envolver com algo novo. Me interessei muito pelos jogos e minicursos, quero aprender mais”, contou a estudante empolgada.

Já o estudante do EJA, Bruno Luan, 19 anos, destacou a importância dos cosplay e relembrou da infância quando assistia o anime Naruto e destacou a relação da tecnologia com o desenvolvimento pessoal e acadêmico.
O evento contou ainda com música ao vivo, interpretada por Nildo Silva, aluno do EJA de 46 anos, que completou a festa. A solenidade foi aberto à comunidade escolar e às famílias dos estudantes, promovendo integração, criatividade e estímulo à educação tecnológica. A iniciativa é fundamental para preparar os jovens para os desafios do futuro e aproximá-los de temas contemporâneos por meio da cultura.

Dia do Orgulho Nerd
Inicialmente, o dia ficou conhecido como “Dia da Toalha”, criado em 2001 em homenagem ao escritor britânico, dramaturgo e roteirista de ficção científica, Douglas Adams, autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, que faleceu no dia 11 de maio daquele ano. Na saga, a toalha é considerada um item essencial para todo mochileiro espacial e acabou se tornando símbolo de identidade e pertencimento para os fãs.
Já o nome “Dia do Orgulho Nerd” surgiu na Espanha em 2006, em referência à estreia do clássico “Star Wars: Uma Nova Esperança”, lançado em 25 de maio de 1977. O filme virou um marco da cultura pop, conquistando fãs no mundo inteiro.
Embora tenham suas origens em obras diferentes, as duas comemorações acabaram coincidindo em uma única data. E ao invés de causar rivalidade entre os fãs, essa coincidência uniu ainda mais a comunidade nerd, que passou a celebrar em conjunto seu amor por histórias fantásticas, ciência, games e tecnologia.





Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!