'Os serviços chegaram na porta da minha casa', diz agricultora de Ariramba atendida pelo Super Fácil das Águas, em Mazagão
Agricultora Marta Nunes, de 55 anos, foi uma das primeiras a receber os atendimentos de cidadania ofertados pelo Governo do Amapá.

A agricultora Marta Nunes, de 55 anos, nascida e criada em Ariramba, comunidade localizada a cerca de 50 quilômetros do município de Mazagão, foi uma das primeiras a receber os atendimentos ofertados pelo projeto Super Fácil das Águas. A iniciativa do Governo do Amapá, coordenada pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), leva cidadania às populações ribeirinhas por meio de uma unidade móvel fluvial.

Produtora de açaí, banana e mandioca, a matriarca de 9 filhos, 33 netos e dois bisnetos, não escondeu a alegria ao ser atendida.
“Os serviços chegaram na porta da minha casa e vamos aproveitar. Eu vou atualizar minha Carteira de Identidade e buscar informações sobre pensão na Defensoria Pública da União”, contou Marta.
Na segunda-feira, 9, e nesta terça-feira, 10, moradores de Ariramba, Ajuruxi, Rio Arraia, Rio Mulato, Rio Carneiro, Rio Capitão, Rio Arapi, Rio Tambaqui e outras localidades da região estão tendo acesso a diversos serviços de saúde, assistência social, documentação civil, orientação jurídica, entre outros.
A filha de Marta, Carmeli Nunes, também aproveitou para emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e receber orientações sobre programas sociais e encaminhamentos médicos.
“A gente se sentiu contemplado. Quando a gente ouviu que os serviços viriam, foi uma alegria. Além da identidade, consegui tirar várias das minhas dúvidas”, afirmou Carmeli.

Já a moradora Elisabete Valente, de 52 anos, também aproveitou para colocar os documentos em dia. Mãe de 10 filhos e avó de muitos netos, a moradora da região agradeceu a oportunidade de ter os serviços perto de casa.
“Meus filhos já moram em Macapá e Santana. Eu fico mais aqui com meu marido, cuidando do nosso cantinho. Receber esses serviços aqui me deixou mais tranquila. Nosso trabalho e sustento estão todos aqui", explicou Elisabete.

O agricultor Luís Gama, de 60 anos, também expressou gratidão. Ele levou o neto, que também se chama Luís, para ser atendido, e atualizou os documentos.
“Algumas pessoas podem achar simples, mas ser bem atendido por gente capacitada, aqui no meio do rio, me deixa muito feliz. Fiz até amizade e tirei várias dúvidas", disse Gama.


Para o diretor-geral de Atendimento do Sistema Super Fácil, Wenderson Leite, esse é o verdadeiro espírito do projeto.
“Olhar cada rosto, cada gesto, nos deixa com a sensação de dever cumprido. Isso é cidadania. Isso é garantir direitos civis às famílias ribeirinhas do nosso Amapá. E estamos apenas no terceiro dia de viagem", afirmou o diretor-geral.
Próximas paradas
Na comunidade de Açaituba foram realizados mais de 600 atendimentos, e após as atividades em Ariramba, a equipe segue para outras localidades ao longo de Mazagão, confira:
- Quarta-feira, 11, e quinta-feira, 12
- Atendimentos na comunidade de Vila Maranata e comunidades adjacentes de Ajuruxi, Maracá, Curuçá, Braço do Ajuruxi, Furo do Maracá, Escadinha, Ilhas do Pará, Afuá e Gurupa; - Sexta-feira, 13
- Atendimentos na comunidade de Rio Navio e comunidades adjacentes de Baixo Maracá, Rio Urubu, Maracá Mirim, Rio Três Irmãos e das Ilhas do Pará; - Sábado, 14
- Atendimentos na Foz de Mazagão Velho e nas comunidades adjacentes de Rio Preto, Urubuena, Rio Mutuacá, Igarapé Grande e Espírito Santo.
Super Fácil das Águas
O projeto itinerante está entre os programas prioritários da gestão do governador Clécio Luís, e foi validado durante a construção do Planejamento Estratégico Estadual do Governo do Amapá, realizado em 2023.
Nesta primeira rota, o Super Fácil das Águas mobilizou mais de 60 servidores de diversos órgãos nacionais, estaduais e municipais, entre eles:
- Secretaria de Estado da Educação (Seed);
- Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPM);
- Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS);
- Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR);
- Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas);
- Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv);
- Secretaria de Estado da Comunicação (Secom);
- Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap);
- Polícia Militar do Amapá (PM-AP);
- Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AP);
- Defensoria Pública do Estado (DPE);
- Defensoria Pública da União (DPU);
- Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR);
- Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf);
- Prefeitura Municipal de Mazagão.
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