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SUPER FÁCIL DAS ÁGUAS

'Todas as informações possíveis obtive aqui', diz agricultora em atendimento do Super Fácil das Águas do Governo do Amapá

Claudiane França é moradora da comunidade Filadélfia, em Mazagão, e foi uma das 170 beneficiadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural em apenas quatro dias.

Por Alice Valena
12/06/2025 10h01
A agricultora Claudiane recebeu todos os atendimentos necessários pela equipe da SDR

O projeto Super Fácil das Águas segue navegando pelos rios de Mazagão com uma missão: garantir cidadania para quem vive longe dos centros urbanos. Desde o dia 7 de junho, a unidade móvel fluvial do Governo do Amapá, coordenada pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), vem levando serviços essenciais às comunidades ribeirinhas. Entre os parceiros do projeto está a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), com mais de 170 atendimentos voltados a agricultores familiares.

O principal serviço ofertado pela SDR é a emissão da Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento fundamental para o acesso a políticas públicas e programas de incentivo ao desenvolvimento rural. Para a produtora Claudiane França, moradora da comunidade Filadélfia, o atendimento na unidade fluvial evitou uma longa e custosa viagem até a capital.

“Todas as informações possíveis obtive aqui com a assistente social da SDR. Justamente neste mês eu iria até Macapá para resolver essas pendências. Fico muito grata”, contou Claudiane.

Ação garante acesso a programas de incentivo ao desenvolvimento rural

Além da emissão do CAF, a SDR também oferece orientações sobre programas de educação, capacitação, acesso à saúde, apoio à agricultura sustentável, pesca, fortalecimento comunitário e organização social.

A assistente social Cleibione Ferreira, que integra a equipe da SDR na missão, destaca a importância do atendimento direto às comunidades.

“A expectativa era grande, e temos percebido que a esperança por mais qualidade de vida está presente em cada escuta. Estamos conseguindo entregar as declarações em tempo real. Essa presença do Estado com um atendimento humanizado promove dignidade e desenvolvimento rural na região”, ressaltou.

Agricultoras são orientadas pela equipe da SDR

A missão continua nos próximos dias, com atendimentos programados em outras comunidades ribeirinhas de Mazagão, reforçando o compromisso do Governo do Amapá com o acesso universal a direitos e serviços públicos. Confira as datas:

  • Quinta-feira, 12
    - Atendimentos na comunidade de Vila Maranata e comunidades adjacentes de Ajuruxi, Maracá, Curuçá, Braço do Ajuruxi, Furo do Maracá, Escadinha, Ilhas do Pará, Afuá e Gurupá;
  • Sexta-feira, 13
    - Atendimentos na comunidade de Rio Navio e comunidades adjacentes de Baixo Maracá, Rio Urubu, Maracá Mirim, Rio Três Irmãos e das Ilhas do Pará;
  • Sábado, 14
    - Atendimentos na Foz de Mazagão Velho e nas comunidades adjacentes de Rio Preto, Urubuena, Rio Mutuacá, Igarapé Grande e Espírito Santo.
O principal serviço ofertado pela SDR é a emissão da Declaração do Agricultor Familiar

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