‘A construção do ensino precisa estar alinhada ao novo jeito de ser’, diz pedagoga em capacitação do Edutech Amapá
Ângela de Souza, de 58 anos e mais de 30 em experiência, elogia uso de realidade aumentada no ensino de matemática durante formação promovida pelo Governo do Amapá.

Com mais de três décadas dedicadas à educação, a pedagoga Ângela de Souza, de 58 anos, participou nesta quarta-feira, 11, da formação do Edutech Amapá, promovida pelo Governo do Estado. A capacitação, coordenada pela Secretaria de Educação (Seed), reuniu professores da rede estadual na Faculdade Estácio (Famap), em Macapá, com o objetivo de integrar tecnologias imersivas ao ensino de matemática.
“É muito importante porque o impacto é grande. O mundo mudou, as relações mudaram. Hoje nós estamos vivendo numa era digital. Então, não tem como a escola ficar fora desse processo. Ela precisa entender que a sua construção pedagógica precisa estar alinhada ao novo jeito de ser, de viver”, destacou a educadora, que atua na coordenação pedagógica da Escola Estadual Santa Inês e já foi diretora da Fundação Bradesco.

A formação faz parte do conjunto de ações do Edutech Amapá, que leva tecnologias como realidade aumentada, virtual e metaverso para dentro da sala de aula. O projeto contempla mais de 50 mil alunos da rede estadual e tem como foco a melhoria da aprendizagem em matemática, por meio de ferramentas como óculos de imersão, aplicativos educativos e materiais paradidáticos.
Durante a capacitação, os educadores testaram os recursos tecnológicos aplicados aos conteúdos matemáticos, como o aplicativo Geometa, voltado para o ensino da geometria, e o módulo Matematicando, que trabalha as quatro operações básicas com linguagem acessível e lúdica.

Mesmo com familiaridade prévia com tecnologias digitais, Ângela se impressionou com a resposta dos colegas durante a formação.
“Os professores perceberam que é possível usar esse recurso no chão da sala de aula. A matemática, por exemplo, às vezes é vista como algo distante, mas não é. Com os materiais de suporte e a abordagem proposta, podemos tornar o conteúdo mais próximo da realidade dos alunos”, ressaltou.

A formação é conduzida pela empresa Interseleri, responsável pelo suporte técnico e pedagógico do projeto, e continuará ao longo dos meses de junho e julho. Os próximos municípios a receberem a capacitação são Mazagão, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Cutias do Araguari, Ferreira Gomes, Porto Grande, Serra do Navio, Itaubal do Piririm, Vitória do Jari e Pedra Branca do Amapari.
O Edutech Amapá é resultado de um investimento de mais de R$ 12 milhões do Tesouro Estadual e equipará as escolas com 85 laboratórios contendo óculos de realidade virtual em fibra de buriti, smartphones, livros didáticos e plataformas digitais, como o Google for Education.

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