Governo vai retomar obras do trecho sul da BR-156
Executivo trabalha em parceria com a Justiça Federal para liberar licenças. Retomada acontece neste semestre
Relatórios sobre fauna, flora e mapeamento arqueológico deverão ser concluídos em março
Os trabalhos de pavimentação da BR-156 serão retomados no trecho Sul até o final deste semestre. O planejamento para as obras foi apresentado ao governador Waldez Góes por diretores do consórcio contratado para executar o empreendimento, nesta sexta-feira, 3, no Palácio do Setentrião.
O trecho em questão tem extensão de 61 km, compreendido entre o km-21 da BR-210 e a comunidade do rio Vila Nova. Segundo o cronograma apresentado pelo consórcio, os trabalhos de terraplanagem e obras de arte (pontes, galerias), devem iniciar no mês de junho. Para isto, algumas licenças ambientais e de cunho arqueológico terão que ser expedidas pelos Institutos Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As duas entidades, informou o secretário de Estado de Transportes, Jorge Amanajás, exigiram estudos aprofundados sobre a fauna e a flora, e mapeamento de áreas arqueológicas. As pesquisas estão sendo desenvolvidas pelas empresas do consócio contratado. Os relatórios sobre deverão ser concluídos e encaminhados aos órgãos em março. “A BR-156 possui muitos entraves legais por ser uma rodovia que percorre reservas ambientais e potenciais sítios arqueológicos. Por esta razão, a obra demora um pouco mais para começar”, explicou Amanajás.
Por outro lado, o planejamento da obra está bastante adiantado. Após uma série de ajustes, o consórcio responsável está na última etapa do projeto executivo, com previsão para conclusão para este mês.
O governador evidenciou o acompanhamento da Justiça Federal no processo, desde a licitação para contratar a construtora até a conclusão da obra. “Fizemos questão que a Justiça Federal acompanhe todos os passos e trâmites para a realização desta obra. Isso respalda as nossas ações em todas as fases, as etapas que antecedem o início dos trabalhos e na fase de execução. Além do mais a Justiça tem nos ajudado a desemperrar vários entraves burocráticos”, considerou o chefe do Executivo.
O contrato, assinado em novembro de 2015, tem valor R$ 1.259 milhão, recursos federais que são repassados através de convênio entre a Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
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