Arraiá do Povo: As Piranhas dos Sem Terra e Garota Safada apresentam tradições juninas no 16º Arraiá No Meio Do Mundo
Zona Norte de Macapá recebeu a participação especial da quadrilha de Tartarugalzinho, As Piranhas dos Sem Terra, e a simpatia do Garota Safada no evento gratuito do Governo do Amapá.

Foi a vez dos grupos juninos As Piranhas dos Sem Terra, que faz uma participação especial no Arraiá do Povo, e Garota Safada, que disputa o 16º Arraiá do Meio do Mundo, se apresentarem no tablado da Cidade Junina do Governo do Amapá nesta terça-feira, 1º de julho. As quadrilhas abrilhantaram o lugar com coreografias tradicionais e referências à cultura nordestina.
São 36 grupos em busca da vitória na competição que segue até amanhã, quarta-feira, 2. Nesta noite, mais 12 quadrilhas juninas se apresentam durante o evento gratuito do Governo do Amapá, realizado pela primeira vez na Zona Norte de Macapá. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.


Apresentando a temática "As Piranhas dos Sem Terra Vem Contar a sua História" a quadrilha do município de Tartarugalzinho, que tem uma trajetória de quase 30 anos, levou muita irreverência, animação e passos ensaiados.
Com 16 pares de quadrilheiros, o grupo manteve os detalhes e os elementos das tradições juninas, com trajes quadriculados, prevalecendo os tons vermelhos, chapéus de palha e muita alegria na exibição especial no palco da Cidade Junina montada pelo Governo do Amapá.

A quadrilha Garota Safada, do bairro do Pacoval, em Macapá, conquistou a simpatia e a aprovação do público que, mais uma vez, lotou a arquibancada da Cidade Junina. Com o tema "De Pai para Filho, Uma Justa Homenagem à Luiz Gonzaga e Gonzaguinha neste São João", o grupo levou muita inovação na coreografia e figurino, com exibição de uma performance que misturou cores, estilos e trajes junto com elementos tradicionais, inovação e criatividade.
No apresentação, houve a predominância das cores preto e branco, misturadas com o colorido, caracterizando as tradições juninas, mas também levando um toque de ousadia e criatividade ao som de Luiz Gonzaga e versos conhecidos do povo brasileiro como "e a vida devia ser bem melhor e será, é bonita e é bonita", da música "O Que É O Que É?", de Gonzaguinha, filho de Luiz Gonzaga.
As duas quadrilhas apresentaram a essência das festividades juninas e uniram arte e cultura em suas exibições. O público que prestigia o evento, na Zona Norte de Macapá, aprovou as apresentações criativas e envolventes.
Confira os horários das apresentações desta terça-feira, 1º de julho:
16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)
- 19h – Quadrilha Rabo de Palha
- 19h45 – Considerados dos Matutos
- 20h30 – As Piranhas dos Sem Terra
- 21h15 – Garota Safada
- 22h – Explosão Junina – MCP
- 22h45 – Estrela Dourada
- 23h30 – Explode Coração – STN
- 00h15 – Coração Mazaganense
- 1h – Palaciana Junina – Vale do Jari
- 1h45 – Império Junino – Mazagão
- 2h30 – Sensação Amapaense
- 3h15 – Luar do Sertão
Confira a transmissão do Governo do Amapá:
Veja primeira parte da transmissão:
Ver essa foto no Instagram
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
16º Arraiá no Meio do Mundo
Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.
A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!