Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Com protagonismo na agenda energética, Amapá vira opção estratégica global para operações de petróleo e gás na Margem Equatorial

Em reunião com uma das maiores empresas globais do setor de energia, governador Clécio Luís reforça posição estratégica e aposta no equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Por Winicius Tavares
02/07/2025 07h30
Clécio Luís apresenta potencial do Amapá para instalação de futuras operações na Margem Equatorial

Com a perspectiva da autorização da pesquisa e exploração de petróleo na Margem Equatorial, empresas encontram no Amapá um ambiente favorável, com segurança jurídica e política para futuros investimentos. Nesta terça-feira, 1⁰, o governador Clécio Luís reuniu com representantes da empresa TechnipFMC, uma das maiores empresas globais do setor de energia, com forte atuação em projetos offshore.

Clécio Luís destaca vantagens estratégicas do Amapá para operações offshore e reforça compromisso com o meio ambiente

“Queremos posicionar o Amapá como protagonista na produção de petróleo, preparando todas as condições para dar um salto gigante no desenvolvimento econômico do estado. Apostamos em parcerias com empresas que priorizam a segurança e a responsabilidade ambiental, unindo o verde do Amapá ao respeito rigoroso pelo meio ambiente, para promover um crescimento sustentável e equilibrado", enfatizou Clécio Luís.

O gerente de Relações Institucionais da TechnipFMC, Sérgio Mariano, explicou que o objetivo do encontro foi apresentar um panorama da empresa, compartilhar informações sobre o processo de planejamento e preparação para uma futura base de operações no Amapá, além de compreender, com maior profundidade, as alternativas e oportunidades de estabelecimento no estado.

Sérgio Mariano, gerente de Relações Institucionais da TechnipFMC, apresentou o panorama da empresa e perspectivas futuras

"Estamos com a missão de avançar com a nossa empresa nessa aproximação, no estudo da Margem Equatorial, que é o trabalho que estamos realizando neste momento. Compartilhamos que, dentro da cadeia de óleo e gás, atuamos após a etapa inicial de exploração. Portanto, ainda faltam alguns anos para estabelecermos uma base fixa em algum lugar, mas entendemos que este já é o momento para conversar e explicar o que precisamos e o que fazemos", enfatizou Mariano.

Participaram da reunião: Adilson Marques, analista de Políticas Públicas da Patri Políticas Públicas & Public Affairs; Asiel Araújo, secretário de Representação do Governo do Amapá em Brasília; Wandemberg Pitaluga, diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá; Mamede Barbosa, secretário adjunto de Mineração; Jesus Vidal, secretário de Estado da Fazenda; e Antônio Batista, diretor de Atração de Investimentos da Agência Amapá.

Articulação reforça compromisso do governo com a geração de emprego, inovação e sustentabilidade

Atraindo olhares e investidores

O potencial do Amapá, devido à sua localização estratégica, logística eficiente e protagonismo na produção de energia limpa e diversificação energética, tem sido apresentado a diversos investidores internacionais. Clécio Luís tem participado de eventos estratégicos do setor, como o Amazon Energy 2025 - evento pré-COP do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) - e o Offshore Technology Conference (OTC) 2025, a maior conferência mundial da indústria de petróleo e gás em águas profundas.

Reunião com a TechnipFMC integra agenda estratégica para atração de investimentos internacionais
Encontro discutiu possibilidades de instalação de base da empresa no Amapá, voltada à Margem Equatorial

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!